Por uma geografia nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em Busca de um Paradigma
Disciplinas a que se chamam exatas, denominação que é, para começar, eivada de pretensão, pois o objeto da preocupação dos cientistas “exatos” é possível de evolução permanente e só por isso está sempre a sugerir novas interpretações. Cada disciplina particular é forçada a modificar, ajustar, melhorar seu próprio esquema de apreensão da realidade.
Toda Teoria éRevolucionária
Em vez de estuda-lo, a ciência se arroga o direito de criar o mundo que ela está estudando. A ciência recusa o seu papel fundamental de renovação das teorias. A potencialidade da pesquisa é limitada quando nos consagramos apenas à tarefa de testar e verificar teorias. Impõe-se, permanentemente, a criação de novas teorias. Cada vez que omitimos os elementos novos e sua exata significação,torna-se difícil, senão impossível, atingir uma conceitualização adequada. Toda verdadeira teoria é sinônimo de teoria revolucionária.
Paradigma e Ideologia

A noção de paradigma guia para a elaboração de conceitos, teorias e modelos. Fala-se, frequentemente, de um paradigma como expressando uma concepção teórica.
No desenvolvimento das ciências, cada fase é caracterizada pelo predomínio deum paradigma que expressa a concepção teórica para explicar e ordenar os fatos da ciência, orientando a formulação de problemas e pesquisas. A nova teoria substitui a antiga, reformulando a ordenação e a explicação dos fatos, assim como a escala de valor.
A chamada Geografia quantitativa jamais chegou a ser um verdadeiro paradigma. Ela não buscava interpretar os fatos tais como eles eram mas, aocontrario, seu objetivo era o de contribuir à geração de fatos segundo uma certa ideologia. Uma ideologia não é propriamente uma teoria mas o seu oposto.

A Natureza como Paradigma

A natureza pode ser definida como a realidade em sua totalidade. A natureza se encontra em estado de movimento permanente e cada um dos seus momentos é fugaz. Conhecer o presente equivale a descobrir o novocomportamento dos seres, uns em relação aos outros. Para Santayana (1924, p.X) a natureza é a “experiência oletiva[...] as estrelas, um rebanho, o espetáculo do nascimento e da morte, das cidades e das guerras [...] os fatos que se encontram sob os olhos de todos os homens”.
Cada vez que há uma mudança tecnológica profunda, uma mudança organizacional profunda, uma mudança social profunda, os modelos depercepção da realidade mudam substancialmente. Não se pode analisar o sistema capitalista como se estudaria a Idade Média. Na verdade, basta que tenha mudado a tecnologia para que a estrutura social também mude e, com ambas, a própria teoria. Uma mudança de paradigma corresponde a uma mudança completa na visão do mundo, que o novo paradigma deve representar. A história humana é marcada por saltosquantitativos e qualitativos, que significam uma nova combinação de técnicas, uma nova combinação de forças produtivas e, em consequência, um novo quadro para as relações sociais. Um paradigma afeta ao mesmo tempo todas as disciplinas cientificas, “exatas” ou não. Uma mudança na tecnologia acarreta modificações na estrutura social e na teoria.
A noção de paradigma não pode ser derivada dahistória particular de uma ciência ou de uma descoberta feliz de um cientista caprichoso e genial.

O Espaço Total de Nossos Dias

“[...] Os conceitos mais fundamentais e mais abstratos originam-se no contexto do processo do trabalho”, como nos diz Bela Fogarassa (1965, pp. 88-111).

Produção e Espaço

A natureza sempre foi o celeiro do homem, ainda quando este se encontrava na sua fasepré-social. Para que o animal homem se torne o homem social, é indispensável que ele também se torne o centro da natureza, pelo uso consciente dos instrumentos de trabalho.
Esta fase da história não poderia realizar-se se não houvesse um mínimo de organização social e sem uma organização paralela do espaço. O ato de produzir é igualmente o ato de produzir espaço. A promoção do homem animal a homem...
tracking img