Por uma nova geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

DIOGO
IURY DE OLIVERA AMORIM
JOÃO VITOR
MARKSON SILVESTRE

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

MACEIÓ – ALAGOAS
2013

2.2
Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado
Ser condicionado reflete na situação de ser inacabado; pois se inacabado, inconcluso; estou aberto às condições, situações que a sociedade me impõe é por isso que Paulo freire citadiversas vezes a expressão: “gosto de ser gente, de ser homem (ser humano).” E para ele ser gente é ser consciente de ser inacabado dependente das situações que o cerca, e se inserir na história não apenas como objeto, mas também sujeito a história como inacabados e condicionados, devemos nos inserir num processo social de busca. Histórico-sócio-culturais, mulheres e homens nos tornam seres em que acuriosidade se torna um fundamento do conhecimento. Paulo freire cita um episódio em sua vida; que em uma madrugada esperava na sala de embarque de um aeroporto do norte do país, a partida para são Paulo. Cansado e arrependido por não haver mudado o esquema de voo, mas, uma criança fez com que nita e Paulo freire ficassem contentes, apesar da hora não tão conveniente. Um avião chega, a criançacuriosa busca selecionar o som dos motores, volta-se para a mãe e diz: “o avião ainda chegou.” Sem comentar a mãe atesta, confirma: “o avião já chegou.” A criança corre até o extremo da sala e volta dizendo: “o avião já chegou”. Aquela criança estava curiosa do que ocorria, afirmava que o avião havia chegado; ela tinha esse conhecimento; mas não conheci que no lugar de dizer: “o avião ainda chegou”deveria dizer: “o avião já chegou”. Devemos insistir em dizer que somos seres inconclusos dependentes das situações que a vida nos impõe diariamente.
2.3
Ensinar exige respeito da autonomia do ser do educando.
Todos nós somos livres temos autonomia, a liberdade de fazermos o que queremos; claro que essa liberdade deve estar ligada à responsabilidade, pois nem tudo o que eu posso fazer é lícito.Se todos são livres, o que dizer dos educandos, alunos? Infelizmente, muitos professores tiram esse direito dos alunos levando-o a não buscar o conhecimento adequado para tentar preencher o inacabado ser que ele tem. Professores que minimizam os alunos, ironizam, desrespeitam a sua curiosidade; deixando-o retraído à sua realidade e às curiosidades que vem a sua mente o professor deve respeitar aautonomia dos seus alunos; nas diversas áreas , social, econômica, religiosa, cultural e etc. lembrando que o professor também é um ser inconcluso, inacabado; ele não é “o dono da verdade”. Temos exemplos de professores que deixam até os alunos constrangidos, humilhados. Os alunos tem a consciência de que os professores tem mais conhecimento do que eles. Então pra quê alguns professores “baterem defrente” com alunos? Isso não vai trazer nenhum beneficio, nem ao professor , muito menos ao aluno.
2.4
Ensinar exige bom senso.
Quanto mais praticamos de forma metódica a nossa capacidade de indagar, duvidar, de aferir, tanto mais eficazmente curiosos podemos nos tornar e com isso o nosso bom senso pode ir se tornando mais crítico. O exercício do bom senso vai superando o que há nele deinstintivo por meio da avaliação que fazemos dos fatos e dos acontecimentos em que nos envolvemos. O educador precisa do bom senso em seu trabalho. O prof. Paulo Freire mostra que ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção do saber. Ensinar exige muitos fatores, estes são citados de forma clara e conclusiva. Uma das primeiras exigências é a rigorosidademetódica, o Educador norteando-se por este saber deve reforçar a capacidade crítica do educando auxiliando-o a tornar-se criador, investigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente; O facilitador deve ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo. Os conhecimentos contidos nos livros são muito importantes, porém ter apenas estes saberes e não estar antenado com a realidade...
tracking img