Por mares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Mares há muito Navegados

Resumo:
Capítulo 1: Fala sobre André, mais conhecido como Dedé, que estava muito frustrado por ter que ler Os Lusíadas durante as férias e teriam que escolher um conjunto de estrofes para preparar um trabalho para o próximo semestre. Seu professor era o Leonardo, louco por literatura. Fala também sobre a antiga professora de André, a Dona Gilda. Menciona AnaCláudia, Cláudio e Zé Mário.

Capítulo 2: Começa narrando André em seu quarto, ouvindo Rock do Metallica tenta ler a INTRODUÇÃO DE OS LUSÍADAS. Fala sobre seu Walmyr e sobre Dona Nice. Menciona a idéia de seu Walmyr de alugar um veleiro e fazer uma viagem pelo Pacífico. Fala sobre Luís Alberto, mais conhecido como Teto, e seu pai Macedo.

Capítulo 3: Começa narrando uma conversa sobre André e LuísAlberto em que André pedia para Luís Alberto o ensinar e explicar sobre o poema de Os Lusíadas. Fala que o poema de Os Lusíadas é uma epopéia: um poema longo. Os Lusíadas eram compostos de 10 partes, chamadas de Cantos, formados de 1.102 estrofes de dez sílabas, sendo ao todo 8.816 versos. Fala sobre a divisão do poema em 3 partes.

Capítulo 4: Fala sobre Catarina (prima de André). ConheceuCatarina no tempo de escola no São Geraldo. Como sempre foi tímido, nunca se declarou para ela e por isso se chamava de Caipora (azarado, sem jeito). Depois fala que Catarina um dia começou a namorar com o Alê e Luís Alberto não queria mais gostar de Catarina, mas isso nunca aconteceu. Narra uma vez na piscina em que ele encontra Catarina novamente.

Capítulo 5: Fala sobre outra passagem de OsLusíadas. Cita 2 figuras de linguagem: Metonímia e Antonomásia – figura de linguagem em que substitui um nome próprio por uma qualidade dele.

Capítulo 6: Fala sobre a ideia de André em fazer seu pai pensar em um plano - Levar Luís Alberto na viagem ao Cruzeiro e assim poderia terminar de contar e explicar o poema para André e a rota do Cruzeiro seria a mesma rota que Vasco da Gama seguiu há 500 anos.Fala também sobre Catarina que soube da notícia do cruzeiro e quis ir junto.

Capítulo 7: Foi feita uma reunião na casa de seu Walmyr com sigilo a Dona Nice, uma vez que a mesma não gostava da ideia de se fazer um cruzeiro. Na reunião, seu Walmyr apresentou Jovenildo, quem iria fazer suas refeições e revelou que já havia alugado o veleiro. Fala sobre a data de partida de São Paulo (2 dejaneiro), chegariam dia 3 em Lisboa e embarcariam, no mais tardar, dia 5. Luís Alberto fala sobre suas pesquisas sobre as rotas de Vasco da Gama.

Capítulo 8: Os preparativos já estavam todos feitos. Seu Walmyr e Dona Nice sempre brigavam por causa dessa viagem. Houve a despedida de Dona Nice e Seu Walmyr onde Dona Nice falava várias bobagens tentando mudar a opinião de seu marido e as demais pessoasque iriam viajar. Cita Menezes, o chofer. Cita outra narração de Os Lusíadas: O Velho do Restelo.

Capítulo 9: Chegaram a Lisboa de avião e embarcaram no veleiro que batizaram de San Gabriel, em homenagem à nau capitânia da armada de Vasco da Gama. Cita José Américo e Damásio. Cita 2 construções. Cita também quando Camões começa a narrar as aventuras de Vasco da Gama.

Capitulo 10: Fala queos viajantes chegaram a Cabo Verde, comeram e José Américo cantou umas modinhas e depois Jovenildo contou alguns causos sobre ele. Depois fala sobre Os Lusíadas ter uma parte mitológica onde cita os deuses, fala sobre cada um deles e explica a presença dos deuses na obra de Camões. É narrada aqui também a história de Vênus.

Capítulo 11: Fala sobre Catarina quando a mesma quis nadar. Vestia umbiquíni branco sumário. Luís Alberto, Jovenildo, Luís Américo e Damásio ficaram admirados com a beleza da menina. É feita uma comparação de Catarina com Vênus. Narra aqui uma das história de Vênus.

Capítulo 12: Fala sobre os fenômenos atmosféricos que aconteceram ali e Tromba d’água ventos fortes que na inversão térmica, formaram uma espécie de cano que suga as água do mar). É citado os...
tracking img