O barroco no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BARROCO NO BRASIL[1]
O vocábulo Barroco, provavelmente de origem portuguesa, aplica-se comumente, em seu sentido histórico, para caracterizar o tipo de arquitetura e arte produzido na Europa no Séc. XVII, em seguida ao Maneirismo e precedendo o Rococó. No que respeita, contudo ao Brasil, deve ser entendido em acepção mais larga, para designar também ou, sobretudo a arte e aarquitetura do séc. XVIII. Isso porque, com o habitual atraso com que os estilos em vigor nas metrópoles atingem as sociedades coloniais, o Barroco já na Europa havia entrado no seu ocaso quando no Brasil florescia, e de modo extraordinário. Os Doze Profetas, do Aleijadinho (concluídos por volta de 1808) e o teto em perspectiva da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, de autoria de Ataíde,pintado entre 1800 e 1809, são provas mais do que eloqüentes.
No Brasil, o período de intensidade máxima do Barroco é, portanto o Séc. XVIII, momento, também, em que se deu a descoberta de ouro e pedras preciosas, em quantidades significativas, numa região que por isso mesmo se tornaria conhecida como Minas Gerais. O fato de em Minas Gerais - região montanhosa e de difícil acesso - teremnascido os dois talvez maiores artistas coloniais brasileiros não terá sido mera coincidência: na verdade, muitos dos principais centros culturais ou artísticos da América Colonial, tanto portuguesa quanto espanhola, desenvolveram-se a partir de núcleos ou zonas de mineração, bastando citar os casos de Taxco no México, Potosi na Bolívia e Ouro Preto no Brasil. Foi o ouro, no Brasil, e a prata, norestante da América Ibérica, o elemento catalisador do novo estilo, o esteio da nova sociedade, seu ponto de referência e seu aval.
Coexistem, na América Latina, dois tipos de Barroco: o luso-brasileiro e o hispano-americano; os dois tocam-se por vezes, chegaram, em algumas regiões, a se influenciarem, mas nunca se confundiram, mesmo porque divergem quanto à índole e característicasmorfológicas. Assim, pode-se dizer a grosso modo que o Barroco brasileiro é, como um todo, mais rural, menos monumental, mais acanhado, menos rebuscado, mais despojado, menos complexo que o hispano-americano; mas é justamente dessa simplicidade, desse despojamento, desse senso de medida e proporção, dessa sóbria elegância que extrai sua força e sua originalidade.
Outra característica doBarroco brasileiro é que ele, a princípio refinado e aristocrático, pouco a pouco iria transformar-se em estilo mais representativo dos anseios do povo que dos ideais da classe dominante, isso porque confiado desde bem cedo à mão-de-obra local, negra e principalmente mulata. Foi essa mulatização do Barroco que terminou por emprestar, à arte brasileira dos Setecentos, colorido peculiar, tornando-auma variante dialetal da linguagem primitiva, cheia, porém de encantos próprios. Ainda aqui cabe uma referência ao Aleijadinho e a Ataíde, em cujas veias corria sangue negro, como, de resto, nas de tantos dos artistas e artesãos brasileiros da época.
Se atentarmos agora nas diferentes vertentes em que se concretizou o Barroco no Brasil, veremos que podem a rigor ser reduzidas a duasapenas: a do Barroco litorâneo, de Pernambuco e da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo (para só citarmos algumas das principais regiões em que floresceu), e a do Barroco interiorano, que é o de Minas Gerais, ciosamente protegida por suas montanhas. No litoral, o Barroco, introduzido da Europa, manteve-se mais atado à Metrópole, menos independente, ao passo que no interior viu-se obrigado, pelascircunstâncias, a se tornar independente e original. Por isso mesmo alguns estudiosos costumam ver, na arte mineira dos Setecentos, a expressão mais brasileira do Barroco no Brasil, sendo a arte baiana ou a pernambucana, bem mais “portuguesa”. Mas há ainda outra diferença entre o Barroco mineiro e, digamos o pernambucano: esse é reflexo de uma sociedade rural e aristocrática, com seus gostos e...
tracking img