Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Introdução a Econômia Política

Resumo

No decorrer da história, a expressão econômia política já adquiriu vários significados. Etimologicamente econômia política significa administração dopatrimônio da cidade. Porém essa expressão não é mais usada apenas nesse sentido. O que primeiro a utilizou com um sentido mais atual foi Antoine de Monctchrestien.
A econômia politica como ciênciaeconômica nasce no século XVII, a partir do surgimento do modo de produção capitalista. Nas sociedades pré-capitalistas a produção estava absolutamente subordinada ao consumo. Porém esse consumo nãotinha grande importância por si só, sendo apenas uma simples condição para o desenvolvimento das atividades sociais, como a cultura e a guerra. Com o surgimento do Capitalismo as relações de trocacomeçam a refletir as relações de produção, refletindo também os custos reais de produção, tanto que Adam Smith entendeu a econômia política como uma teoria da produção e do crescimento econômico.
O estudoda econômia política dividiu-se em duas correntes principais, a econômia política dos clássicos ingleses e a crítica da econômia política marxista. No período inicial do capitalismo, quando havia anecessidade de derrubar completamente o antigo sistema feudal, a ecônomia política burguêsa fez uma análise crítica desse antigo sistema, mostrando como ele era maléfico para o progresso econômico esocial. Porém depois da ascensão da burguêsia, a econômia política burguêsa perdeu o caráter crítico e adquiriu grande conteúdo apologético, a fim de apenas confirmar o sistema burguês então existente.Nesse contexto surgiu a econômia política marxista, com a finalidade de retomar a análise crítica da sociedade, para que a classe operária reagisse contra a burguêsia, tomando assim o poder. ComJean-Baptiste Say, ao apresentar a ''teoria dos três fatores de produção'', surge a perspectiva subjetivista-marginalista. Essa perspectiva busca análisar a econômia de um modo estritamente matemático....
tracking img