Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento da economia politica clássica
No ano de 1615 foi citada pela primeira vez a expressão “economia politica” quando Antoine Montchrétien publicou sua obra “tratado de economia politica”embora esta expressão tenha aparecido em textos de François Quesnay, James Steuart e Adam Smithé apenas mais tarde nos primeiros vinte anos do século XIX que ela ganha mais importância, fica maiscompleta. Mas isso não quer dizer que a economia politica nasceu a partir desses anos, nos diz apenas que a economia politica passou a ser reconhecida como tal a partir deste período, na verdade ela jávinha se constituindo e sistematizando a muito tempo.
Com os estudos feitos ao longo do séculos XVII E XVIII acumulou-se os conhecimentos necessários para estruturar a economia politica, foram váriosestudiosos que colaborarão com estes estudos como por exemplo William Petty da Inglaterra e Pierre de Bousguillebert da França.
O chamado período da Economia Politica Clássica ocorreu do séculoXVIII até o inicio do século XIX, começou na Inglaterra com Petty na França com Boisguillebert e terminou com David Ricardo na Inglaterra e Jean Charles na França.
Os maiores representantes daeconomia politica clássica foram Smith e Ricardo. Eles encontraram duas características centrais da economia que vinha se elaborando.
-A primeira delas consistem em que a economia politica não se tratava deuma ciência particular onde se pode analisar os fatos separadamente ou seja não se pode “recortar” um fato social e estuda-lo separadamente pois a economia politica envolve uma série de fatoresinterligados onde um fator pode atingir direta ou indiretamente em outro, constatado isso o estudo desta ciência visava exatamente compreender o conjunto das relações sociais que estava surgindo na crisedo antigo Regime.
Os estudiosos clássicos desejavam compreender como funcionava a sociedade que estava nascendo do mundo feudal.
-A segunda característica consiste no modo como os economistas...
tracking img