Risco ocupacional ao benzeno em frentistas no município de patos -pb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DA PARAÍBA - IFPB
CAMPUS PATOS – PB
CURSO SEGURANÇA DO TRABALHO



















RISCO OCUPACIONAL AO BENZENO EM FRENTISTAS NO MUNICÍPIO DE PATOS -PB












Orientador: Yanna Gomes de Sousa
Discentes: Francisca Maria Pereira Morais
Pakuã Potyguara de Paiva W. Costa









PATOS-PB
2012
1INTRODUÇÃO

O benzeno é um hidrocarboneto aromático que se apresenta como um líquido incolor, lipossolúvel, volátil, inflamável, de odor característico, perceptível a concentrações da ordem de 12 ppm, cuja fórmula molecular é C6H6. O benzeno é um mielotóxico regular, leucemogênico e cancerígeno, mesmo em baixas concentrações (FUNDACENTRO, 1993).
A exposição acima dos limites toleráveis causauma patologia denominada benzenismo, que é definida como um conjunto de sinais, sintomas e complicações, decorrentes da exposição aguda ou crônica ao hidrocarboneto aromático, benzeno. As complicações podem ser agudas , quando de exposição a altas concentrações com presença de sinais e sintomas neurológicos, ou crônicas, com sinais e sintomas clínicos diversos, podendo ocorrer complicações a médioou a longo prazo localizadas principalmente no sistema hematopoético (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2008).
O benzeno é encontrado na gasolina automotiva e em outros combustíveis como componente de misturas carburantes, ampliando o espectro de exposições ocupacionais e não-ocupacionais, inclusive pelo uso indevido desses combustíveis como solvente. A Legislação Brasileira permite de 1 a 1,5% nagasolina de automóveis. Há achados de quantidades bem maiores (até 8%) em gasolinas adulteradas (ROCHA; LEITE, 2001; FREITAS NETO, 1997).
O reconhecimento e a análise dos riscos relacionados a agentes químicos são atividades prioritárias para qualificar a intervenção na defesa da saúde do trabalhador. No Brasil a Norma Regulamentada n.º 7 (NR-7) e a Portaria n.º 24 de 29 de dezembro de 1994 daSecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, estabelecem os parâmetros biológicos para controle da exposição a agentes químicos (BRASIL, 1994).
O trabalho dos frentistas situa-se em um contexto do serviço de atendimento ao público. Nesse cenário contracenam diferentes interlocutores, onde os elementos de cenografia aparecem definidos a priori pela empresa (equipamentos, instrumentos, espaço),e as regras da interação dos sujeitos são preestabelecidas pela organização do trabalho (FREITAS NETO, 1997).
Existem, em todo o país, cerca de 500 mil trabalhadores em postos de combustíveis, que embora estejam expostos a inúmeros riscos, principalmente a exposição a produtos químicos nocivos à saúde, não contam com o respaldo necessário no que diz respeito à prevenção e ao controleambiental (ROCHA; LEITE, 2001)


2. JUSTIFICATIVA


O benzeno é um dos principais componentes da gasolina e utilizados em muitos processos industriais. O aumento dos níveis de benzeno pode ser encontrado em postos de abastecimento, e em emissões de fábricas e depósitos de resíduos perigosos. Viver perto de postos de abastecimento de gasolina ou depósitos de resíduos perigosos pode aumentar aexposição ao benzeno.
A preocupação em evitar o surgimento de doenças decorrentes da exposição dos trabalhadores a agentes químicos no ambiente de trabalho e a condução de medidas de prevenção é essencial no ambiente laboral. A monitorização biológica consiste em verificar se a concentração destes agentes ou de seus metabólitos no organismo dos trabalhadores esta dentro dos níveis estabelecidospor órgãos governamentais ou pela comunidade científica. A exposição prolongada ao benzeno pode causar câncer dos órgãos hematopoéticos, como a leucemia. Exposição ao benzeno tem sido associada com o desenvolvimento de um tipo particular de leucemia chamada leucemia mielóide aguda (LMA). O Departamento de Saúde e Serviços Humanos determinou que o benzeno é um agente cancerígeno. Tanto a Agência...
tracking img