Tecnologia mecâinica retificação

1175 palavras 5 páginas
RETIFICAÇÃO

Este trabalho foi realizado pelo aluno ****************, como conclusão do curso de TMC, supervisionado pelo Professor Ronaldo.

Agradeço à Escola SENAI, pela oportunidade que me foi concedido para concluir este trabalho com o qual foi possível ampliar meus conhecimentos Técnico e Tecnológico.

Dedico este trabalho aos meus familiares pela compreensão que me foi dada durante a conclusão de meu curso de informática, onde não foi possível dar a atenção devida a todos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
DESENVOLVIMENTO 3
Definição do Processo 3
Retificadora 3
Ferramentas 4 Balanceamento 4 Dressagem 5
Abrasivos 5 Granulação 6 Durezas 6
Aglomerante 7
Características Gerais 8 Sobremetal 8 Fluido de Corte 8
Brunimento 9
Lapidação 10

INTRODUÇÃO
Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento de superfície. O sobremetal deixado para o processo de retificação é de 0,2 a 0,5 mm, porque a retificadora é uma máquina de custo elevado e seu emprego encarece o produto.
Mas, se o objetivo é produzir com dimensão exata e menos rugosidade da superfície, recomenda-se, após a fresagem, o torneamento e a furação, dar acabamento às peças com emprego da retificadora.
Retificação é um processo de usinagem por abrasão, destinado à obtenção de superfícies com auxílio de ferramenta abrasiva de revolução.

DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÃO DO PROCESSO
É a operação que exige o maior cuidado, e é, geralmente, a mais precisa no que diz respeito às dimensões e ao nível de tolerâncias.
As operações de retificação cilíndrica externa são, de modo geral, operações feitas nos mancais de rolamentos e outros e para os acoplamentos eixo - platô.
As operações de retificação cilíndrica interna são operações feitas, de modo geral, na usinagem dos cones de

Relacionados