Pop fosfatase alcalina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POP (Procedimento Operacional Padrão) para análise de Fosfatase Alcalina:

1. MÉTODO

Enzimático – colorimétrico.

2. FINALIDADE

Reagentes para determinação quantitativa de fosfatasealcalina no soro, plasma e urina. Somente para uso diagnóstico in vitro.

3. SIGNIFICADO CLÍNICO

A metabolização de proteínas libera amônia que é convertida em uréia pelo fígado. Os glicocorticóides têmum efeito antianabólico e os hormônios tireoidiano têm uma ação catabólica sobre o metabolismo das proteínas. Portanto, ambos atuam aumentando a taxa de uréia sanguínea. Já os andrógenos e o hormôniodo crescimento têm uma ação anabólica sobre o metabolismo protéico, diminuindo assim a formação da uréia. A lesão renal provoca uma retenção de substâncias tóxicas como a uréia através de distúrbiosda filtração, reabsorção, secreção e excreção. Na lesão hepática, haverá uma diminuição da conversão de amônia em uréia, causando uma hiperamoniemia.

VALORES AUMENTADOS

Um aumento nataxa de uréia sanguínea pode ser observado em dietas ricas em proteínas, insuficiência cardíaca congestiva, nefrite, insuficiência renal aguda, carcinomas do trato urinário ou com a idade. As causaspré-renais de elevação da uréia no sangue ocorrem por deficiência na perfusão dos rins como na insuficiência cardíaca congestiva, na desidratação, choque e diminuição do volume sanguíneo (hemorragiasinternas). Elevações da uréia ocorrem também por catabolismo protéico elevado; febre, septicemia, stress e queimaduras. As causas renais de elevação da uréia são nefrites, pielonefrites, insuficiênciarenal aguda ou crônica.

VALORES DIMINUÍDOS

A diminuição da uréia está relacionada com insuficiência hepática grave, aumento da diurese, redução do catabolismo protéico, gravidez normal e emindivíduos submetidos a dietas com baixo valor protéico e alto teor glicídico.

4. MATERIAIS NECESSÁRIOS

 Espectrofotômetro ou fotocolorímetro
 Pipetas para amostras e reagentes
 Cronômetro...
tracking img