Queijos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ – UNISEP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE DOIS VIZINHOS – FAED
CURSO FARMÁCIA

MEMORIAL DESCRITIVO

ANA PAULA CHITOLINA

dois vizinhos
(2012)

Memorial Descritivo – Laticínios Mangoni
A indústria de laticínios representa uma atividade de grande importância na economia mundial, sendo o Brasil, o sétimo maior produtor, representando 4,4% da produção mundial(EMBRAPA, 2007).
O leite bovino é considerado um alimento completo, saboroso, íntegro e largamente consumido pela população. Um alimento essencial para os idosos e principalmente para as crianças; desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do ser humano em suas diferentes fases da vida (CAVALCANTE, 2004).
Por ser uma grande fonte de elementos nutricionais, ter umaelevada disponibilidade de água e pH próximo a neutralidade o leite toma-se um excelente meio para o crescimento de microrganismos, com isso surge uma variedade de produtos fermentativos. Sendo assim são necessárias medidas rígidas e específicas na sua obtenção, industrialização, conservação, transporte e também ter um controle exclusivo dentro das indústrias de laticínios (DAHMER, 2006).
A qualidadedo leite cru é influenciada por múltiplos fatores, entre os quais destacam-se os associados ao manejo, saúde da glândula mamária, alimentação e potencial genético  dos  rebanhos, e outros fatores relacionados à obtenção  e  armazenagem do leite recém-ordenhado. A contagem bacteriana total do leite pode aumentar significativamente quando em contato com equipamentos nos quais a limpeza e sanitizaçãosão deficientes, pois os microrganismos proliferam nos resíduos de leite presentes em recipientes, borrachas, junções e qualquer outro local onde ocorra o acúmulo. Os parâmetros físico-químicos, microbiológicos e higiênicos sanitários são utilizados pelas indústrias para verificar e determinar a qualidade do leite (GUERREIRO, 2005).
O leite é um alimento facilmente deteriorável, a proliferação demicrorganismo ocorre mesmo quando o leite é mantido refrigerado. Assim, toda e qualquer medida para a redução da multiplicação ou contaminação do leite pelo homem, equipamentos e ambiente, deve ser tomada desde o momento da ordenha até a chegada a indústria de laticínios e ao consumidor (RIBAS, 2008).
Com o aumento do consumo e da produção do leite e com a globalização do mercado, surgiu ànecessidade de aprimorar a qualidade do produto, o leite deve possuir boa qualidade higiênica, composicional, sensorial, nutricional, levando as indústrias de laticínios à implantação de sistemas de gerência que possibilitam produzir alimentos seguros, de qualidade e pelo menor preço possível (DAHMER, 2006).
Nos dias atuais, praticamente todos os países do mundo produzem queijos. Esta produção estádiretamente ligada a condições de clima, disponibilidade de solo, pastagens, nível cultural e social e até mesmo político econômicas (ABIQ, 2007).
Os maiores produtores de queijos no mundo hoje são os Estados Unidos, que desenvolveram uma indústria queijeira de alta tecnologia dedicada em grande parte à produção de queijos com alto índice de artificialismo. No entanto, seus queijos não têm o saborrefinado dos queijos franceses, que até hoje fazem sucesso internacionalmente (ABIQ, 2007).

Glossário

* Boas Práticas de Fabricação: são práticas de fabricação que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos específicos.
* Higienização: operação que compreende duasetapas, a limpeza e a desinfecção.
* EPI`S: São equipamentos de proteção individual usados pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a qualidade do alimento.
* POP`S: Procedimento Operacional Padrão é o procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções seqüenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na...
tracking img