Hormonologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO
CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR EM HORMOLOGIA





Introdução:
O estágio extracurricular supervisionado é a melhor oportunidade do técnico em análises clínicas aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso permitindo vivenciar a profissão na sua forma prática, percebendo os obstáculos dodia-a-dia adquirindo experiência.
O estágio foi realizado no Laboratório Municipal de Hormônios da Prefeitura Municipal de Caruaru supervisionado pelo professor Vonhson Miranda, bioquímico farmacêutico, responsável pela execução e liberação dos laudos. Iniciado no dia 10 de Outubro com carga horário de 120 horas. O campo de estágio está situado na Rua Coronel Limeira, 189 Centro Caruaru -Pernambuco.
No laboratório, é utilizado o analisador imunoensaio Axsym imunoquímico analisador automatizado, ele possui um acesso randômico e contínuo capaz de processar testes usando duas tecnologias, fluorescência polarizada FPIA e enzimaimunoensaio por micropartículas MEIA. Patenteado pela ABBOTT Laboratórios tendo um sistema aberto onde é possível a sua utilização para sorologia, testes emonitoramento de drogas terapêuticas, alguns marcadores cardíacos, porém utilizamos o equipamento exclusivamente para monitorar indicadores hormonais.
As amostras são recebidas no laboratório onde as coletas são realizadas no centro de saúde Amélia de pontes com prévia marcação e são enviadas após etiquetagem e centrifugação juntamente com as planilhas.
Conforme a teoria de operação, o principio deReações MEIA utiliza uma suspensão de micropartículas. Partículas de látex do tamanho de micras para medir a concentração da substância a ser analisada. As partículas estão revestidas com uma substância específica para a substância a ser medida. A área de superfície das micropartículas aumenta a cinética do ensaio e diminui seu tempo de incubação. Isto permite aos ensaios MEIA se completar em menortempo do que outros imunoensaios.
No centro das amostras, os reagentes e amostras são transferidos de um ensaio específico para a Reaction Vessel. Onde assim são transferidos para o centro de processamento e lá são incubados. Os reagentes e a amostra se ligam então a mistura da reação é transferida para a fibra de vidro da matriz. A ligação irreversível das micropartículas faz com que o complexoimune fique retido á fibra de vidro enquanto a mistura da reação passa rapidamente pelos poros da matriz. O conjugado ligado á fosfatase alcalina é adicionada á matriz da fibra de vidro antes da adição do substrato (MUP). A enzima catalisa a hidrólise do MUP à MU. A quantidade de MU fluorescente na matriz é proporcional á concentração da substância na amostra analisada.
Os reagentes utilizadospara o princípio das reações MEIAS são as virais; a solução MUP que é um substrato fluorescente e o conjugado marcado com Enzima Fosfatase Alcalina.
O processo realizado através do equipamento pela reação MEIA inicia-se com a ligação da substância analisada à micropartículas e daí são incubadas, durante esse período de incubação é formado o Complexo Imune. Esse Complexo liga-se á matriz de fibra devidro, o equipamento aspira a mistura de reação do poço de incubação da R.V. e a dispensa na matriz. O complexo imune se liga irreversivelmente à matriz de fibra de vidro. A célula matriz é lavada para remover material que não foi ligado. O complexo imune é retido pelas fibras de vidro enquanto substâncias não específicas passam rapidamente pelos poros da matriz. Logo após o conjugado completa ocomplexo imune, a probe do processamento transfere o reagente (fosfatase alcalina) existente em um dos poços da R.V. para matriz. O conjugado se liga ao complexo formando sanduíche, a matriz é levada novamente. A MUP é convertida à MU quando ocorre a dispensação 1 contendo MUP adiciona à matriz, a fosfatase alcalina catalisa a hidrólise de MUP à UM e o seu índice é proporcional à concentração...
tracking img