Politicas de defesa da economia cafeeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS





ECONOMIA BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: POLÍTICAS DE DEFESA DA ECONOMIA CAFEEIRA





ALINE MÁRCIA RODRIGUES DE MATOS
DANIELA DA SILVA SIPOLI
PAULA ASSUNÇÃO CAMPOS DO AMARAL
RAFAEL SANTOS COSTA
VALERIA DE ASSIS DUTRA




PROFESSOR: DANIEL DO VAL COSENTINO





BELO HORIZONTE, MAIO DE 2008SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................. 2
2 ECONOMIA BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX ........................ 3
3 POLÍTICAS DE DEFESA DA ECONOMIA AGROEXPORTADORA ..... 5
3.1 Política de desvalorização cambial ................................................................... 5
3.2 Política de valorização docafé – Convênio de Taubaté.................................. 6
4 CRISE DA ECONOMIA MUNDIAL E O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA....................................................................... 8
5 ANEXOS .......................................................................................................... 10
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 13























1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como objetivo fazer uma análise da economia brasileira nos primeiros 30 anos do século XX. A economia brasileira passou por vários ciclos durante esse período, sendo o ciclo do café de grande importância para o desenvolvimento da nação.
Como a economia brasileira era voltada para o mercadoexterno sua vulnerabilidade era alta, assim, o Estado adotou algumas políticas de defesa para a economia mediante as crises do início do século.
Tais políticas ocorreram através de desvalorização cambial e de uma política de valorização do café, utilizada pela primeira vez depois do Convênio de Taubaté, em 1906.






















2 ECONOMIA BRASILEIRA NO INÍCIO DOSÉCULO XX

A economia brasileira, até o final da década de 1920, caracterizava-se por um desempenho de tipo colonial. Monocultura, com um produto básico que dominou a articulação máxima de suas forças produtivas; executada em larga escala, através do latifúndio; e voltada para o mercado externo, revelando a existência de uma demanda interna limitada e concentrada em alguns centros urbanos,geograficamente dispersos.
Durante o início do século XX, o Brasil tinha alta dependência de produtos primários em sua pauta de exportações, sendo o principal produto o café e o segundo variando entre a borracha e açúcar (anexo C). O que variou ao longo do século foram os produtos exportados: açúcar, algodão, café, borracha etc. Definia-se então, os ciclos da economia brasileira: ciclo do açúcar, ociclo do ouro, o ciclo do café etc.
A economia brasileira era basicamente primária e produzia commodities para o mercado externo, sendo o café a principal delas. O Brasil era um exportador de commodities e importador de produtos industrializados. Em 1925, a participação do café no total das exportações brasileiras foi de 70%. Pode-se considerar que a produção cafeeira foi o motor da economiabrasileira era 1840-1930. O Brasil dependia de suas exportações e a participação dos dois principais produtos primários na exportação era alta, demonstrando sua vulnerabilidade externa (anexo B).
Segundo Maria da Conceição Tavares, esse tipo de estrutura econômica agroexportadora era de um “modelo de desenvolvimento voltado para fora”.
O bom desempenho da economia brasileira dependia das condiçõesdo mercado internacional dos produtos exportados, sendo a variável-chave, no Império e na República Velha, o preço internacional do café. A demanda dependia das oscilações no crescimento mundial, aumentando em momentos de prosperidade e se retraindo quando os países ocidentais (especialmente EUA e Inglaterra) entravam em crise ou em guerra. Ou seja, a falta de controle das variáveis-chaves da...
tracking img