Incentivo a leitura: proposta de trabalho para o ensino médio em língua inglesa com a obra animal farm de george orwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INCENTIVO A LEITURA: PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO MÉDIO EM LÍNGUA INGLESA COM A OBRA ANIMAL FARM DE GEORGE ORWELL

CIRICO, Mayara Elisa de Lima[1]
ROSSI, Heloyse[2]
POLIDORIO, Valdomiro[3]
(Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE)

RESUMO: Este presente trabalho tem como objetivo propor a introdução da literatura no ensino de Língua Inglesa. Mais especificamente trabalharcom a obra de George Orwell Animal Farm, por se tratar de um clássico que é riquíssimo para ser explorado entre os jovens. Portanto, será uma espécie de sugestão didática envolvendo literatura e ensino. Visto que, a utilização de textos literários configura no despertar de interesse por parte dos alunos para a leitura e compreensão, bem como para o entendimento do mundo que o cerca. O pontoprincipal desse estudo é estabelecer a literatura como ferramenta de formação de indivíduos mais críticos e atentos à sociedade e juntamente promover a importância de motivar os alunos a lerem Literatura, pois esta apresenta valor humanitário, logo ajuda o indivíduo a lidar com o mundo e percebê-lo de várias maneiras, construindo uma visão mais madura da sociedade. Serão utilizados teóricos que sededicaram a esse tema para dar suporte e complementar o estudo.

PALAVRAS-CHAVE: literatura, ensino médio, língua inglesa, leitura.


Introdução

A escola é a instituição de maior importância no processo de formação do leitor, e se deve ao fato de que nela o aluno adquire a capacitação inicial na prática de leitura. Nesse sentido, possui o comprometimento de despertar o gosto pelaleitura e o seu hábito. No entanto, para que se possa haver o acesso ao livro, é necessária muita cautela na escolha dos títulos, e cabe ao professor esse trabalho. São inúmeras as possibilidades de escolha dentro do leque literário. É sobre esse olhar que se debruça este presente trabalho, uma proposta de leitura em aula de Língua Inglesa no Ensino Médio com o clássico Animal Farm do autor GeorgeOrwell, que além de propiciar uma motivação pela leitura, também propicia uma aprendizagem significativa do ponto de vista existencial do leitor. Apresentamos como suporte teórico Ezequiel Teodoro da Silva que fala da importância da leitura como formadora de um cidadão mais crítico e informado, Valdomiro Polidório sobre o uso de literatura inglesa no ensino, Regina Zilberman que aborda a leitura noEnsino Médio, bem como sua importância nesse processo de formação em jovens e certamente os registros oficiais que alavancam o estudo no que se refere à educação brasileira.
Em uma sociedade em que a prática pedagógica em sala de aula estimula a leitura com a finalidade de formar leitores competentes e possivelmente bons escritores, é de extrema importância que a imagem do aluno comosujeito ativo na leitura e todas as peculiaridades que perpassam esse ato de ler, sejam estimadas no processo cognitivo. Portanto, no ensino de Língua Inglesa deve ser feito o mesmo processo de incentivo, promovendo a continuação desse estímulo e não objetivando apenas a língua que muitas vezes é tratada descontextualizada e sem finalidade, ou seja, sem que o aluno possa fazer conexão entre o que éestudado e o que o cerca.
Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Estrangeira Moderna (DCE`s)
Propõe-se que a aula de Língua Estrangeira Moderna constitua um espaço para que o aluno reconheça e compreenda a diversidade linguística e cultural, de modo que se envolva discursivamente e perceba possibilidades de construção de significados em relação aomundo em que vive. Espera-se que o aluno compreenda que os significados são sociais e historicamente construídos e, portanto, passíveis de transformação na prática social. (DCE, 2008, p.53)


Por isso, é importante inserir nas aulas de Línguas o acesso a Literatura, que possibilita o contato com o mundo de significados e também uma ponte com o mundo real. De acordo com Polidório (2007)...
tracking img