Pedagogo no museu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O plano de estágio produzido integra a disciplina do terceiro período de Pedagogia da UFMG/FAE – Campus Pampulha – que será desenvolvido na área da educação social e cultural do MHNJB Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG de Belo Horizonte, situado á Rua Gustavo da Silveira, 1035, Bairro Santa Inês. Tem como objetivo desenvolver propósitos diferenciados de acordo comáreas de atuação; dentro da área de arte e educação ambiental, O MHNJB pretende oferecer cursos, atividades e oficinas que aliam a ciência à arte, em favor de uma maior conscientização voltada tanto à preservação ambiental quanto à promoção do conhecimento pela valorização da natureza e da vida. As oficinas de arte e educação ambiental são produtos de atividades resultantes de pesquisaconstantemente desenvolvidas nessas áreas; e tem como proposta levar ao público enriquecedoras oportunidades de aliar a ação criativa ao maior conhecimento da natureza. Com o projeto Quatro Estações, o MHNJB pretende oferecer quatro séries de atividades, a serem inauguradas a cada estação do ano. O objetivo é a promoção de eventos artísticos, culturais e científicos, que incentivem e desenvolvam asensibilidade e o conhecimento na interação Homem – Natureza – Vida. Com os simpósios o museu procura divulgar para a comunidade e demais interessados os trabalhos produzidos na instituição, trabalhos estes hoje somados á 27 pesquisas; as atividades científicas do MHNJB reúnem professores, doutores, técnicos e estagiários de diversas áreas com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa que contribuampara a valorização do patrimônio natural brasileiro e enriqueçam o conhecimento acadêmico. Além disso, a difusão dos resultados obtidos a partir dos estudos realizados firma um compromisso com a educação através da circulação do saber. Com todos estes objetivos o MHNJB, tem como objetivo desenvolver um trabalho que amplie a aprendizagem, prática pedagógica e as diferentes áreas que se pode atuar napedagogia fora do ambiente escolar.
O objeto de observação encontra-se nas práticas, rotinas e na organização que serão adotadas pelo pedagogo para que as atividades programadas possam ser realizadas de maneira satisfatória. Neste trabalho procurarei observar as visitas orientadas, as exposições, os cursos e oficinas, oferecidos juntamente com toda sua dinâmica e desenvolvimento, descrevendo arelação de interação das crianças, jovens e adultos, sem esquecer a terceira idade, com um ambiente diferente do escolar; sempre procurando observar as intervenções pedagógicas e metodológicas que o museu e o pedagogo se apoiam para garantir a realização de todas as atividades de maneira interativa e satisfatória. Para finalizar pretendo observar também as relações de socialização, ou seja, comoo museu se relaciona com todo o público que frequenta e participa das atividades oferecidas pelo museu.
Procurei como base de apoio para a elaboração desse projeto textos de autores como Paulo Freire educador e filósofo, Junia Sales Pereira doutora da Faculdade de educação da UFMG, e o pesquisador Libâneo (2007), doutor em Filosofia e História da educação pela Universidade Católica de BH.Contextualização

História da Instituição

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG,localiza-se onde, antes, funcionava a Fazenda Boa Vista, propriedade da família Guimarães. Desapropriada, no início do século XX, pela Comissão Construtora de Belo Horizonte, a nova capital de Minas Gerais, a fazenda foi adquirida pelo Governo do Estado e recebeu o nome de Horto Florestal.
Maistarde, em 1912, com o objetivo de impulsionar suas atividades agroindustriais, o Estado de Minas Gerais transformou o Horto Florestal em uma Estação Experimental de Agricultura. Pouco tempo depois de sua criação, a Estação Experimental já distribuía centenas de mudas aos agricultores mineiros, além de sediar vários cursos a respeito da “Campanha do Reflorestamento”, projeto da Secretaria de...
tracking img