Poder judiciario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Organização do Poder Judiciário Brasileiro

Os órgãos que compõem o Poder Judiciário, podem ser chamado de Poder Judiciário nacional ou Brasileiro.
 Embora nacional, as despesas para manutenção dos diferentes segmentos deste Poder são suportadas por entes federativos distintos. Assim, o chamado Poder Judiciário Federal écusteado pela União; e o Poder Judiciário Estadual é custeado por cada Estado.
 
Considerado como Nacional, tendo na cúpula o Supremo Tribunal Federal(STF), o Poder Judiciário divide-se em dois grandes troncos: 1) a Justiça Comum ou Ordinária; 2) as Justiças Especiais.
 
As Justiças especiais cuidam dematérias específicas. A Justiça Eleitoral, por exemplo, cuida só de matéria eleitoral. A Justiça do Trabalho cuida só dos litígios decorrentes da relação de trabalho. A Justiça Militar cuida apenas doscrimes militares, assim definidos em lei.
 
A Justiça Comum divide-se em "federal" e "estadual".
Em regra, não absoluta, é dacompetência da Justiça "federal" comum ou ordinária o julgamento das demandas em que houver interesse da União, de autarquia federal ou de empresa pública federal. As demais demandas são julgadas pela chamadajustiça "estadual".
 
Não obstante tudo o que foi dito em relação à divisão de competência entre a Justiça Comum ou Ordinária "federal" e a Justiça Comumou Ordinária "estadual", o entrelaçamento entre ambas é muito estreito, e tanto é isto, que das duas cabe recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Por último, registre-se,simplificadamente, que todos os Tribunais têm uma competência originária e uma competência recursal. Há demandas que têm início no próprio Tribunal quando, então, o Tribunal exerce sua competência...
tracking img