Geoprocessamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 RESUMO..................................................................................................................1

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................2

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................3

3 CONSIDERAÇÕESFINAIS.....................................................................................6

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................7


1 RESUMO
O meio ambiente sofreu sucessivos ataques nas últimas décadas com mais violência como nunca se viu outrora. O resultado foi desastroso e finalmente as autoridades e órgãos responsáveis estãoconstruindo regras tanto para frear a degradação de áreas tanto para tentar replantar o que já foi destruído. Outra medida tomada para se evitar o impacto ambiental foi a criação de Áreas de Preservação Permanente (APP), que são extensões de vegetação nativa protegidas por leis ambientais como florestas, fundos de vale, nascentes, topos de morro ou em áreas urbanas estipuladas por leis e outros casos.Entende-se como impacto ambiental, de acordo com o art. 1º da Resolução Conama nº. 001 de 23/01/86: [...] qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; abiota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Porém, num país com o espaço geográfico tão grande como no Brasil, esse é um trabalho muito difícil de ser fiscalizado e o avanço tecnológico tem importância vital nesse processo por ser uma arma poderosa tanto para situar quanto para diagnosticar o estado dessas áreas degradadas. O recolhimento deinformações e o mapeamento das degradações infringidas ao meio ambiente é o primeiro passo para o estudo acerca das ocupações de áreas, permitindo um melhor planejamento das ocupações urbanas, áreas de plantio, de pastagens e florestas. Para se planejar a recuperação de certa área é necessário que o planejador tenha um diagnóstico confiável das condições da região, como o grau dos efeitos antrópicosjá sofridos, além de verificar existência de APPs ou de meio urbano estabelecido nas imediações. A proposta do presente trabalho é justificar a importância do geoprocessamento na recuperação de áreas degradadas, uma tecnologia que permite a interação de diferentes disciplinas científicas para aprimorar o conhecimento relativo aos problemas ambientais.

PALAVRAS CHAVE: Geoprocessamento, SIG-Sistemas de Informações Geográficas, Recuperação de áreas Degradadas, Meio Ambiente.
2 INTRODUÇÃO
O armazenamento, análise e apresentação de um grande volume de dados sobre o determinado espaço geográfico, fizeram com que se desenvolvessem ambientes onde se aliassem mapas digitais às informações sobre os elementos do mapa. Esta operação só foi possível devido ao grande avanço na área de tecnologiade informática desde os anos 60, o que permitiu o surgimento de sistemas de gerenciamento automatizado de banco de dados e a cartografia digital. As aplicações e usos dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) dependem da existência de um sistema eficiente e lógico que possa transformar e associar elementos cartográficos ao banco de dados (MARBLE, 1984). O Geoprocessamento é uma ferramentainterdisciplinar, que permite a convergência de diferentes disciplinas científicas para o estudo de fenômenos ambientais e é também uma ferramenta imprescindível para o Brasil em função da dinâmica transformação do seu território e da consequente necessidade de seu monitoramento (ROSA, 2004).
A identificação e mapeamento dos solos servem como subsidio para planejamentos agrícolas, levantamentos do...
tracking img