Pobreza

Páginas: 34 (8432 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2014








Trabalho Realizado por:
Ana Duarte nº2
José Gonçalves nº11

12ºC





Introdução

Num mundo cada vez mais globalizado, o diálogo entre civilizações, povos, culturas, assume um papel fundamental.
É necessário garantir a manutenção da paz mundial, sendo para tal necessário que as diferentes culturas aprendam a viver entre si.
Nas sociedadescontemporâneas, os conjuntos culturais são chamados a interagir, devendo, para que isso possa acontecer, tirar partido das suas diferenças e, acima de tudo, aprender a vivê-las.
Há muito que a União Europeia e as instituições que lhe estão ligadas, promovem o diálogo intercultural, pois reconhece-se a necessidade de despertar os cidadãos europeus para a importância de desenvolver uma atitude positiva face àdiferença, tentando deste modo formar uma cidadania aberta ao mundo, activa, respeitadora da diversidade cultural e baseada em valores que sejam comuns à União Europeia.
No entanto, no nosso dia-a-dia, somos testemunhas de situações gritantes de intolerância e de discriminação com base na origem étnica, no sexo, na orientação religiosa ou sexual, etc.
O mundo actual é marcado porfortes contrastes. O nível de riqueza e de bem-estar das populações varia muito entre países e dentro do mesmo país.
Em algumas regiões, a riqueza económica é bastante elevada evidenciando-se pela presença de modernas infra-estruturas produtivas, boas redes de transporte e de comunicação e por um sector comercial atractivo. Contrariamente, noutras regiões, as populações são muito pobres,apresentando fraco desenvolvimento nos sectores industriais e agrícola, escassez de vias de transporte e comunicação e um comércio pouco dinâmico.















A Pobreza no Mundo

É um facto que mais de mil milhões de pessoas vivem, ou melhor, sobrevivem com um rendimento inferior a um dólar por dia, enquanto que cerca de 2700 milhões de pessoas possuem apenas 2 dólares por dia.Outro facto é que igual número não dispõe de água potável, desses mil milhões, 840 milhões de pessoas sofrem de fome crónica.
E desse valor, estima-se ainda que:
114 milhões de crianças não frequentam o ensino básico;
6 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças evitáveis, como o paludismo e a pneumonia.

Estes dados são referentes ao ano de 2005, fornecidos peloSecretário-Geral da ONU.
Passados alguns anos, estes números sofreram um aumento significativo, pois este problema está em constante agravamento.
A pobreza está associada ao conceito de privação de recursos, e não apenas à insuficiência de rendimentos, a ausência de participação nas actividades culturais e sociais dentro das comunidades onde o indivíduo está inserido. A privação de recursosalimentares e habitacionais são dois dos principais factores de pobreza.
A pobreza exprime-se também a outros níveis que não o de recursos, por exemplo a níveis sociais culturais, ambientais e políticos, onde as pessoas com poucos recursos não têm tanto alcance sobre estes temas.
A luta contra a pobreza é um objectivo digno social, e a ausência de pobreza é um direito humano mas, a pobrezatambém é um obstáculo para alcançar outras metas sociais, em particular, o pleno exercício de outros direitos humanos.
Um instrumento necessário na redução da pobreza são os dados: quantas pessoas sofrem com a pobreza, e qual é o impacto da pobreza sobre outros direitos humanos. São publicados regularmente esses dados, mas também há interesse em questões de medição: Como os dados sobre apobreza são calculados e quais são os problemas?

Há muitos inconvenientes nestas abordagens objectivas. Uma delas é o posicionamento arbitrário do limite.
Um dólar por dia, mesmo após correcção para o poder de compra, significa coisas diferentes para pessoas diferentes em diferentes áreas, circunstâncias, grupos, etc. ingestão calórica também significa coisas diferentes para pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pobreza
  • Pobreza
  • Pobreza.
  • Pobreza
  • A pobreza
  • pobreza
  • a pobreza
  • Pobreza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!