Pluralismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pluralismo
Em que sentido a ideia de multidão pode ser entendida como um contraponto às concepções de povo e nação?
R- Segundo Antônio Negri, a ideia de multidão possui um caráter essencialmente atrelado à ideia de multiplicidade, na qual os inúmeros grupos diferentes que a compõe podem ser expressas livre e igualitariamente, com a finalidade de permitir que os variados grupos nela contidospossam agir conjuntamente e encontrem meios de convergência para atingirem fins comuns.
Tal ideia, se contrapõe ao conceito de povo porque este último não possui características relacionadas à multiplicidade mas sim à unidade. É impraticável nos referirmos à povo sem imaginá-lo como sendo um grupo de pessoas coeso sob os mais variados aspectos.
A ideia de multidão também se contrapõe ao conceito denação porque este último se refere, não apenas ao elemento humano (povo) que compõe um Estado, mas também a toda uma identidade social e cultural que é criada em volta deste Estado. Logo, na ideia de nação não há espaço para profundas diferenças culturais ou sociais.

Em que medida a concepção de multidão pode ser vinculada ao problema do pluralismo político?
R- Independentemente de qualvertente estejamos nos referindo, as várias formas de pluralismo existentes possuem uma base comum que é a valorização dos grupos sociais aos quais integram os indivíduos face a presença estatal. Neste sentido, quando nos deparamos com o papel exercido pela multidão em relação ao “Império” descrito por Antônio Negri torna-se evidente o paralelismo entre ambos os conceitos no que se refere à tentativade fazer com que grupos sociais menores participem de forma mais ativa na formação do que seria a vontade coletiva, contribuindo assim na busca de uma forma de governo cada vez mais descentralizada e democratizada.

As teorias políticas do século XVIII podem ser consideradas propagadoras da ideia de pluralismo? Fundamente.
R- Sim, tendo em vista que as teorias políticas do século XVIIIestabeleciam a diferenciação entre formas de governo despóticas e não despóticas levando em consideração a forma de distribuição do poder funcional e territorial entre governantes e governados, bem como a presença maior ou menor dos chamados corpos intermediários, segundo Montesquieu.
Hegel, por sua vez, afirmava que a única garantia que as sociedades mais avançadas teriam contra o poder absoluto domonarca seria o desenvolvimento das chamadas “esferas particulares”.

Hobbes
Em que sentido se pode afirmar que o pensamento de Hobbes contempla os fundamentos do jusnaturalismo e do positivismo?
R-

Por quais razões, segundo Hobbes, o soberano não deve ser uma das partes constitutivas do contrato?
R- Hobbes possuía uma visão fundamentalmente autoritária do poder. Afirmava ele que o soberanodeveria ter liberdade total e assim não poderia estar “obrigado” pelo pacto social realizado pelos homens. Fundamentava a sua afirmação ao sustenta que o pacto não era realizado entre o soberano e o povo, mas pelos homens/súditos entre si. Desta forma, o soberano não faria parte do contrato mas seria então um terceiro a quem seria confiada a potência de comando, representado por um poderindivisível, ilimitado e irrevogável. Assim, a partir do contrato social, todos os homens estariam invariavelmente subordinados a ele.

Locke
Analise os fundamentos lockianos das concepções de liberdade e de propriedade.
R- Locke entendia que os homens renunciavam parte de sua liberdade para viver em sociedade civil com o intuito de conservar suas “propriedades”. A noção de “propriedade” era entendidapor Locke num sentido bastante amplo envolvendo não apenas o direito aos bens materiais aos quais os indivíduos possuíssem mas aos direitos naturais dos indivíduos, inclusive à segurança e mesmo à própria liberdade, considerando estes últimos como direitos fundamentais inalienáveis, não podendo ser cedidos ou arbitrariamente confiscados.

Quais são, de acordo com o pensamento de Locke, as...
tracking img