Plcs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLP´s

CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

ILC – 390 – PHOENIX CONTACT

SLC – 500 – ROCKWELL ALLEN BRADLEY

S7 – 300 - SIEMENS
pLC´S – CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS


INTRODUÇÃO

UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE CONTROLE UTILIZADO AMPLAMENTE NA INDÚSTRIA, TEM SIDO O CLP (CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS).
Um CLP é definido como “um sistema eletrônico de operação digitaldesenvolvido para uso em ambiente industrial que possui memória programável para o armazenamento interno de instruções e que implementa funções específicas de lógica, seqüenciamento, temporização e
aritmética para controle através de módulos de E/S digitais ou analógicos de vários tipos de máquinas ou processos”.

Os CLP’s ou PLC’s (Programmable Logic Controllers) são elementos fundamentais nossistemas de automação industriais modernos, e são os elementos de controle principal em uma linha de montagem de carrocerias automotivas.
De uma forma geral, todos os sistemas de automação industrial tendem a incluir um ou mais CLP’s em suas soluções automáticas. No caso de linhas de montagem de carrocerias automotivas é comum adotar um CLP seguindo as divisões das células, ou seja, um CLP por célulaou por agrupamento de células. O que deve ser levado em consideração é a complexidade do programa de controle e o número de equipamentos que irá controlar (por exemplo a quantidade de robôs em
determinada célula).
Um CLP possui uma arquitetura, sistema operacional, linguagem de programação etradas/saídas. A sua forma construtiva adapta-se perfeitamente à utilização de aplicações de controleseqüencial em ambiente industrial: podem estar sujeitas às variações de temperatura, vibrações, pequenas perturbações na alimentação, ruído elétrico, etc.
As dimensões físicas a facilidade de programação e o funcionamento cíclico assegurado por um determinado programa flexível e moldado ao processo, tornam a sua utilização cada vez mais atrativa na automatização de pequenos e grandes sistemasindustriais.


Arquitetura interna de um CLP


Visto que um CLP pode ser considerado como um computador, o seu modelo segue de perto o de um sistema computacional. Concretamente, engloba:

“hardware”, “software”, dados e procedimentos.

Assim, os elementos básicos que constituem o modelo de um CLP são os
seguintes:

a) Unidade Central de Processamento (CPU);
b) Sistema Operativo;
c) Memóriade programa e de dados;
d) Entradas (Inputs) e saídas (Outputs);
e) Comunicações;
f) Alimentação.
A CPU é o elemento central do CLP e é responsável pela leitura das entradas e
pelo acionamento das saídas, de acordo com a lógica definida no programa. Na figura abaixo podemos verificar o funcionamento da CPU.


[pic]


A CPU É AINDA RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS ELÓGICAS, BEM COMO GERIR TEMPORIZADORES, CONTADORES E OUTRAS FUNÇÕES ESPECIAIS, E EFETUAR O DIAGNÓSTICO DOS DEFEITOS QUE POSSAM OCORRER INTERNAMENTE.
As funções de programação, depuração e testes são executadas pela interface de programação, os componentes responsáveis pelo processamento de informação são chamados a intervir tanto na fase de exploração como de programação e testes.
Na fase deexploração tratam dados ambientais com origem em sensores e outros dispositivos de entrada, e dados armazenados internamente, como por exemplo, variáveis de estado, temporizações, contagens. Desse processamento, executado de acordo com o “software’ de aplicação”, que é gerido pelo sistema operacional, resultam dados a serem enviados para o ambiente e/ou a armazenar internamente.
Durante a fase deprogramação, é função dos recursos de processamento tratar e armazenar o “software” de aplicação.
As funções de comunicação permitem a troca de dados de um CLP com outros sistemas computacionais. Na fase de programação, as funções de comunicação permitem que um CLP se comunique com as interfaces de programação.
A interface permite ao programador desenvolver e implementar o software de...
tracking img