Plcs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manutenção Preditiva:
A manutenção preditiva é um dos métodos mais inovadores da gestão da manutenção, pois possibilita fazer o monitoramento e o acompanhamento de desempenho do equipamento através de instrumentos que fornecem dados quantitativos dos componentes.
Na manutenção preventiva ou corretiva, a decisão final sobre os programas de reparo ou de recondicionamento baseia-se na intuição eexperiência pessoal da equipe de manutenção. No entanto, um programa de manutenção preditiva indica as condições reais do funcionamento das maquinas com base em dados que informam seus desgastes ou processo de degradação. Estes dados habilitarão o gerente de manutenção a programar atividades com muito mais segurança em termos de custo

Como funciona:
A premissa comum da manutenção preditiva éque o monitoramento regular da condição mecânica real, o rendimento operacional, e outros indicadores da condição operativa das máquinas e sistemas de processo fornecerão os dados necessários para assegurar o intervalo máximo entre os reparos. Ela também minimizaria o número e os custos de paradas não-programadas criadas por falhas da máquina.
A manutenção preditiva é muito mais. Trata-se de ummeio de se melhorar a produtividade, a qualidade do produto, o lucro, e a efetividade global de nossas plantas industriais de manufatura e de produção. A manutenção preditiva não é meramente monitoramento de vibração ou análise de óleo lubrificante ou de imagens térmicas ou qualquer das outras técnicas de teste não destrutivo que tem sido marcadas como ferramentas de manutenção preditiva. Amanutenção preditiva é uma filosofia ou atitude que usa a condição operacional real do equipamento e sistemas da planta
industrial para otimizar a operação total da planta industrial. Um programa abrangente de gerência de manutenção preditiva utiliza uma combinação das ferramentas mais efetivas em custo para obter a condição operativa real de sistemas críticos da planta industrial e, baseado-se nestes dadosreais, todas as atividades de manutenção são programadas numa certa base “conforme necessário”.

Objetivos da manutenção Preditiva:

1. Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento;
2. Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
3. Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;
4. Reduzir o trabalho de emergêncianão planejado;
5. Impedir o aumento dos danos;
6. Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento;
7. Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção;
8. Determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.
Tipos
Existem diversos tipos de técnicas que são usadas normalmente paragerência de manutenção preditiva: ultra-som, emissão acústica, líquidos penetrantes, análise de óleos lubrificantes, análise de vibração, termografia, ferrografia, temperatura. Cada técnica tem um conjunto único de dados que auxiliará o gerente de manutenção na determinação da necessidade real da empresa.
A MANUTENÇÃO PREDITIVA POR ULTRA-SOM é um método não destrutivo que detecta descontinuidadesinternas pelo modo de propagação das ondas sonoras através de uma peça. É mais rápido e mais fácil que os métodos convencionais, os quais utilizam pressão de ar ou água, e que propicia completa precisão. Pode ser aplicado em uma infinidade de elementos como containers, tubulações, trocadores de calor, gavetas, selos, comportas, automóveis, aviões, etc. Este método é executado colocando-se um geradorde som (Transmissor Ultra Sônico) patenteado no interior ou ao lado do elemento a ser inspecionado.
O monitoramento por emissão acústica é uma técnica permite detectar vazamentos em sistemas que se utiliza fluidos na forma gasosa, em pressões positivas e negativas. Utiliza-se sensores por toda a peça a ser analisada submetendo-a a tensões mecânicas, sendo que as partes que apresentam...
tracking img