Platelmintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os platelmintos (do grego platy, "chato", e helmins, "verme"), conhecidos como vermes achatados, são animais que apresentam um grau mais elevado de evolução, quando comparados aos poríferos e aoscnidários. Houve um progresso na organização corporal com a presença de alguns sistemas, o que praticamente não existe nos outros grupos. Outra característica importante desses animais é a simetriabilateral: possuem lado direito e lado esquerdo, região anterior e posterior, re­gião ventral e região dorsal.

Os platelmintos possuem sistema digestório incompleto, com apenas uma abertura que secomunica com o exterior: a boca, loca­lizada na região ventral, por onde entram os alimentos e também por onde são eliminados os restos que não foram digeridos, já que es­ses animais não possuem ânus.Alguns nem tubo digestório possuem, vivem como parasi­tas, absorvendo o alimento do hospedeiro no qual se instalam.

Pelo fato de não possuírem sistema cir­culatório nem respiratório, a distribuiçãodos alimentos digeridos é feita célula a célula, as­sim como as trocas gasosas, que acontecem por toda a superfície do corpo através da epiderme.

No entanto, eles possuem um sistema excretor formadopor uma rede de finos canais que se comunicam com o exterior do corpo e células especializadas, as células-flama, com cílios que batem constantemente, produzindo uma corrente de água que conduz osresíduos para fora do corpo do animal.

São muitas as espécies de platelmintos, habitando os mais variados ambientes, como mares, rios, lagos, solos úmidos e o interior do corpo de outros animais,vivendo como parasitas. Seus representantes mais conheci­dos são as planárias, os esquistossomos e as tênias.

Animais como as planárias, esquistossomos e os solitários pertecem ao filo platylminthes ouplatelmintos. Possuem o corpo achatado dorsoventralmente, daí serem conhecidos como vermes achatados.

O filo platelminto é dividido em três classes: tuberlários, trematóides e astóides....
tracking img