Platelmintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vermes surgidos na Terra a cerca de 600 milhões de anos.

Características gerais:
- corpo achatado (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme')
- abrangem em torno de 15 mil espécies;
-vivem principalmente em ambientes aquáticos (oceanos, rios e lagos), porém são encontrados também em ambientes terrestres úmidos.
- Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos,especialmente vertebrados.
- Medem de alguns milímetros até metros de comprimento
- possuem tubo digestório incompleto

CLASSES:
- Classe Turbellaria: animais de vida livre, possuem cílios para locomoção eum aspecto foliáceo. Um exemplo de representante desta classe é a planária.
- Classe Trematoda: São endo ou ectoparasitas. Possuem ventosas para fixação, uma na região oral, outra ventral. Possuemcutícula protetora na epiderme e não possuem cílios
- Classe Cestoda: São endoparasitas de corpo alongado, representados pelas tênias. Não possuem cílios, o corpo é metamerizado e não possuem tubodigestivo, alimentando-se por difusão dos nutrientes pré-digeridos pelo hospedeiro

Reprodução:
A reprodução dos platelmintos (filo platyhelminthes) varia de acordo com a espécie.
Os tubelários sãohermafroditas simultâneos, possuindo um aparelho reprodutor adaptado à fertilização interna e à deposição de ovos. As planárias, por exemplo, são hermafroditas de fecundação cruzada, ou seja, necessitamde um parceiro para a fecundação, mas também podem se reproduzir assexuadamente, por meio da fragmentação do corpo e regeneração das partes ausentes em cada segmento.
Já os trematódeos e oscestódeos, possuem o corpo formado por proglótides, sendo que em cada uma dessas estruturas maduras, há a presença de órgãos reprodutores de ambos os sexos. Deste modo, a reprodução pode ocorrer porautofecundação na mesma proglótide ou entre proglótides distintas.

Reprodução por classes
Reprodução classe turbellaria:
São animais hermafroditas e fazem fecundação cruzada, e a autofecundação é...
tracking img