Termos-chaves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Termos-Chave

1- Abordagem Clássica: É a busca do aumento da eficiência da organização, por meio da racionalização do trabalho e da obtenção de métodos mais eficiente de controle dos trabalhadores.
2- Abordagem Comportamental: Propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, mantida portanto, a ênfase nas pessoas.
3- AbordagemContingencial: Entendimento de que a técnica de administração que melhor contribui para o alcance dos objetos organizacionais pode variar em situações diferentes.
4- Abordagem Sistêmica: Visão da organização como um sistema unificado e direcionado de pares inter-relacionadas.
5- Ação: Título ou valor mobiliário de renda variável, emitido por determinada sociedade anônima, que representa amenor fração do capital da empresa emitente.
6- Ação Ordinária: Tipo de ação que confere ao acionista o direito de voto em assembléias gerais da empresa emitente, além de proporcionar participação não preferencial deste acionista nos resultados financeiros da mesma.
7- Ação Preferencial: Tipo de ação que garante ao acionista a prioridade de recebimento de dividendos e prioridade noreembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade.
8- Acionista: Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.
9- Administração: É o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. 
10- Administrar: É muito mais do que exercer controle sobre um grupo de pessoas: é ensinar, ajudar, compreender, delegar tarefas eentre outros.
11- Administrador: Profissional que organiza, planeja e orienta o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo.
12- Ambiente Externo: Todos os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para suas operações; incluem elementos de ação direta e de ação indireta.
13-Ambiente Interno: É o nível do ambiente da organização que está dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
14- Análise Sistêmica: Ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a interferência do mesmo.
15- Artesão: É o profissional, em geral sem formação técnica, que trabalha individualmente na produção de ofício manual e aí obtém asua renda.
16- Assembléia Geral de Acionistas: Reunião de acionistas, convocada e instalada na forma da lei e do estatuto da empresa emitente, a fim de deliberar sobre qualquer matéria de interesse social.
17- Atividades Adjetivas: Atividade conhecida como atividades-meios.
18- Atividades de Direção: Conjunto de esforços, no nível hierárquico mais alto da organização, visando adeterminar os objetivos da organização e promover a sua realização por meio do acionamento de recursos humanos e materiais.
19- Atividades-Fins: Conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para o desempenho de suas atribuições específicas.
20- Atividades Improdutivas: Conhecida como atividade-meios.
21- Atividades-Meios: Conjunto de operações que uma instituição leva a efeitopara auxiliar e viabilizar o desempenho de suas atribuições.
22- Atividades Produtivas: Conhecida como atividade-fim.
23- Atividades Quase-Fim: Essa classificação abrange algumas atividades cuja a situação é muitas vezes fronteiriça; quando uma atividade não é considerada atividade-fim e nem atividade-meio ela se encaixa na atividade quase-fim.
24- Atividades Substantivas: Conhecida comoatividade-fim.
25- Burocracia: É uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
26- Capital: Seriam os bens ou patrimônio de uma empresa.
27- Capital Aberto: Quando as empresas têm suas ações distribuídas entre seus acionistas,...
tracking img