Intolerancia e racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intolerância ou xenofobia corresponde à fobia ou medo, um indivíduo que tem aversão a tudo aquilo que é novo (objeto ou pessoa). No sentido social, a intolerância tem seu uso difundido para designarformas de preconceitos (racial, grupal, minorias nacionais ou culturais). A utilização desse termo traz controvérsias.
Atualmente, a intolerância ocorre principalmente em países desenvolvidos, umavez que os nativos não querem disputar uma vaga de trabalho com um imigrante. É comum a intolerância ser relacionada com o preconceito de pessoas oriundas de outros países (especialmente ossubdesenvolvidos), raças, culturas, costumes e etc. A intolerância pode se manifestar também de outra maneira, quando um indivíduo evita o contato com pessoas de características diferentes, como as apresentadas.A intolerância pode surgir a partir de informações imprecisas e generalizadas sobre um determinado grupo social ou racial. Nesse sentido, a aversão não ocorre por motivo de medo, mas por falta deinformação. Casos evidentes desse tipo de preconceito ocorrem quando, por exemplo, dizem que o francês é sujo, todo mulçumano é terrorista, as pessoas negras não pensam, e assim por diante. Além depreconceitos oriundos de tipos de religiões, contra os homossexuais, ideais políticos, que são puramente intolerâncias sem nenhuma causa justa.
Na Europa há vários casos de xenófobos que agridemimigrantes e até colocam fogo em suas casas. A maioria dos países desenvolvidos teme que a chegada maciça de imigrantes possa provocar o surgimento de problemas sociais (desemprego, criminalidade, queda naqualidade de vida etc.), em razão disso, já existem até partidos xenófobos que lutam contra a entrada de imigrantes. Em suma, o xenofobismo aqui destacado tem como objetivo demonstrar o preconceito deorigem, ou seja, pessoas de países ricos que possuem aversão a pessoas oriundas de países pobres ou em desenvolvimento.Ao longo da história, a crença na existência de raças superiores e inferiores...
tracking img