Plano para um bar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO PARA UM BAR Amigos, risadas, festa, entretenimento--diversão! São adjectivos que devem passar pela tua cabeça quando pensas em ter um bar. Se estiveres a pensar em abrir um bar desportivo, até consegues imaginar uma tela gigante transmitindo uma final do campeonato do mundo!!! Parece um sonho virado realidade, mas nem tudo são “rosas”... Teres um bar pode significar longas horas, atençãometiculosa para os detalhes, ausência de férias e fim-de-semana e, às vezes, lidar com clientes chatos…

MERCADO Nos últimos 20 anos, os bares tornaram-se autenticas montanhas russas, ou seja, altamente instáveis uma vez que o sucesso dos mesmos tem dependido muito de estar ou não estar na “moda”. A chave aqui é definires muito bem que tipo de bar queres, identificares o teu segmento-alvo emanteres-te fiel a essa ideia. Se pretenderes atrair toda a gente e seres apenas mais uma opção, o mais certo é tornares-te igual aos outros e, assim, estares muito mais exposto ao comportamento dos clientes e à sua percepção do que estás na “moda”. Difícil? Ninguém disse que ia ser fácil....lembra-te que além de outros bares concorrentes, também estás a competir com outras formas de entretenimento taiscomo cinema, vídeo, discotecas, etc.

O que é que podes esperar Os primeiros 6 meses são fundamentais para o sucesso do teu bar. Aproximadamente 80% das empresas recém criadas acabam por ir à falência nos primeiros 5 anos, e o segmento dos bares não foge à regra. Por que é que vão à falência? A primeira razão é a ausência de uma estratégia e um desenvolvimento sustentado. A segunda razão éfalta de conhecimento sobre o negócio. De uma perspectiva pessoal, tens de te perguntar se queres realmente ter e gerir um bar. Se és do tipo de pessoa que gostas de tratar de “papelada” e sentares-te atrás de uma secretária, este negócio não é para ti. Tens que estar no bar, cumprimentando, relacionando-te com os teus clientes, criando uma ligação com eles de forma a poderes fidelizá-los. Outroaspecto importante é o tempo que tens disponível e horário de trabalho. Se és madrugador, podes não gostar ou não conseguir adaptares-te a trabalhar até de madrugada. No caso de teres família, pensa como, o facto de teres um bar, poderá afectar o teu relacionamento familiar. Muitas vezes poderás ter que entrar às 10h-11h da manhã e sair às 4h-5h da madrugada. Guias práticos CS-GEI-11

1

Como opassar do tempo poderás confiar numa pessoa (gerente) para delegares algumas tarefas e assim poderes ter um horário mais “normal” mas nos primeiros 6 a 12 meses, nem pensar…

Que tipo de Bar? Outra pergunta fundamental é que tipo de bar queres criar? Vejamos alguns exemplos: Bar de Bairro – Zona residencial Este tipo de bar é muito comum na Madeira. Pode ser desde a conhecida “tasca” ao bar/caféjunto a uma zona residencial, por exemplo uma área considerável de blocos de apartamentos em redor. O teu mercado potencial neste caso seria todos os moradores da zona Bar de Desporto Dependendo da capacidade do estabelecimento, este tipo de bar poderá ser muito parecido ao anterior, ou, por outro lado, poderá haver mercado para criar um bar de uma outra dimensão. Torna-se fundamental que estudemuito bem o seu mercado e as oportunidades que podem aparecer. Geralmente, os bares de desporto, oferecem uma ambiente muito dinâmico com pelo menos uma televisão (preferência écran panorâmico) e com um sistema de som adequado com o objectivo de quase recriar um ambiente ao vivo (deverá ponderar sobre a compra de sistema surround). Terá que ter em atenção os vários desportos, com especial relevânciapara os mais populares, e adquirir todos os canais temáticos relacionados com o desporto em geral (sport tv; sky sport; eurosport; etc.). Deverá promover todos os encontros, anunciando a hora e a data da realização do jogo e até com ofertas especiais no decorrer da partida. Bar – Pub Estudos mostram que embora os consumidores estejam a beber menos álcool, os seus gostos estão a ficar mais...
tracking img