Plano de metas jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planos de Metas de JK


1) Caracterize, em linhas gerais, o Plano de Metas.
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de JK(1956-1961), na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais", que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decêniosanteriores"constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia brasileira". O plano, que contemplou apenas marginalmente o setor agropecuário, continha metas tanto para osetor público como para o privado, e foi consideravelmente bem-sucedido, impulsionando um período de crescimento econômico acelerado, às custas de um alto endividamento público.

Os setores de energia,transporte, siderurgia e refino de petróleo receberam a maior parte dos investimentos do governo. Subsídios e estímulos seriam concedidos para a expansão e diversificação do setor secundário, produtorde equipamentos e insumos com alta intensidade de capital e, para a implementação do plano (especialmente nos aspectos de responsabilidade do setor privado) foram criados grupos executivos colegiadoscom membros dos setores público e privado, como o GEIA (da indústria automobilística) e o GEICON (da construção naval).
A política econômica do plano dava tratamento preferencial ao capitalestrangeiro. Financiava os gastos públicos e privados com expansão dos meios de pagamento e do crédito, via empréstimos do BNDE, bem como por meio de avais para a tomada de empréstimos no exterior. Aumentavaa participação do Estado na formação de capital, estimulando a acumulação privada. O crédito privado, constituído de empréstimos de curto prazo, voltados para o capital de giro das empresas, foiestimulado por meio de repasses do Banco do Brasil, o que gerou pressões sobre o déficit público.


2) Pode-se afirmar que a Implementação do Plano de Metas foi bem-sucedida? Por quê?

O Plano de...
tracking img