Jk- planos de metas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EE Bispo Dom Gabriel P Bueno Couto

Trabalho de Geografia
Plano de Metas de Juscelino Kubitschek

Sumário

Introduçãopág.
Desenvolvimento do Trabalho pág.
Conclusão pág.Componentes do Grupo pág.

Introdução
Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo JoãoGoulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros. Quando estava no poder JK estabeleceuo “Plano de Metas” que visava à melhoria no país.

Desenvolvimento do Trabalho

-O que foi o “Plano de Metas”:
No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas,cujo lema era “cinquenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinquenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico,principalmente, infraestrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.
-Desenvolvimento industrial:
Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economiapara o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM(General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). Asoportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e...
tracking img