Plano de metas de jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento desigual e combinado da sociedade moderna

a) O que foi o Plano de Metas?
O Plano de Metas de JK era desenvolver o Brasil cinqüenta anos em apenas cinco anos de governo. O lema doPlano de Metas de JK era “cinqüenta anos em cinco”. O Plano de Metas estava dividido em 30 prioridades, e por último entrou a construção de Brasília, que ficou composto de 31 prioridades.

b)Explique o processo de elaboração do Plano de Metas de JK.
O Plano de Metas de JK era transformar o Brasil agrícola em Brasil industrial, com o objetivo de modernizar o País, aumentando a capacidade degeração de energia elétrica, o aumento na produção de refino de petróleo, o reaparelhamento das ferrovias, a implantação de malhas rodoviárias, a ampliação da capacidade de transporte aéreo e marítimo,ampliação da capacidade na produção de alimentos e facilidade na aquisição de maquinários agrícolas. Mas o maior objetivo do Plano de Metas de JK era a implantação da indústria e a construção deBrasília, que desenvolveu todo o centro oeste do País.

c) Quais as principais características do governo JK?
O governo de JK foi marcado pelo desenvolvimento. Juscelino priorizava o desenvolvimentovoltado a exemplos de países de primeiro mundo. JK investiu em setores energéticos, industriais, educacionais e transporte, colocando o Brasil dentro daquilo que ele pregava: avançar “50 anos em 5”. Seuobjetivo era industrializar o Brasil e a industrialização brasileira e o progresso econômico, mesmo com o favorecimento de capitais estrangeiros. JK foi responsável pela instalação de fábricas deautomóveis no Brasil, pavimentou milhares de quilômetros de estradas federais, e foi responsável pela construção de Brasília. As principais características do governo JK era desenvolver os transportes, asestradas, a energia e a indústria, e isso ele conseguiu, apesar dos pontos negativos, como aumento da inflação, acúmulo de capital estrangeiro etc.

d) Explique as circunstâncias favoráveis para...
tracking img