Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

COLÉGIO CEST





Gestão Empresarial com Ênfase em Contabilidade







PLANO DE MARKETING – ARNALDO ACABAMENTOS















Sumário


1. Identificação da Empresa

2. Sumário Executivo

3. Análise de Ambiente

4. Público Alvo

5. Posicionamento de Mercado

6. Marca

7. Objetivos e Metas

8.Estratégias de Marketing

9. Plano de Ação

10. Avaliação e Controle


1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA


Arnaldo Acabamentos (Depósito Arnaldo Transporte e Comércio LTDA) é uma empresa de pequeno porte sediada na Avenida Selim José de Salles, nº 1661 no bairro Canaã em Ipatinga, com filiais em Governador Valadares e Timóteo, que atua no setor de acabamentos para construção civil.
Fundadano ano de 1987, oferece diversos produtos como argamassa, pisos e revestimentos, duchas, torneiras, cubas, etc. A empresa possui uma carteira importante de clientes, tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas. A alta dependência em relação às pessoas físicas, fez com que a empresa voltasse a se preocupar com o atendimento a empresas privadas, como já fez no passado recente, e que ensejou opresente plano de marketing.
2. SUMÁRIO EXECUTIVO


O objetivo principal do presente plano de marketing é apresentar ações que auxiliem a empresa Arnaldo Acabamentos, inicialmente, na conquista e fidelização de 30 clientes do segmento privado, haja vista o cenário de incertezas que se apresenta para o ano de 2012.
Sendo o faturamento do Arnaldo Acabamentos, em sua maioria, dependente depessoas físicas, a empresa acha-se vulnerável a este segmento e pretende novamente buscar alternativas no mercado privado, que praticamente abandonou no passado recente.



3. ANÁLISE DE AMBIENTE

Fatores Econômicos: O custo de vida da população em Ipatinga é mais alto do que em muitas outras cidades do estado de Minas Gerais. Como resultado, o custo para manter e administrar sua propriedadenão é baixo.
Tem-se a expectativa de que a região do Vale do Aço cresça e atraia novos habitantes, cada vez mais, com as grandes empresas que aqui se instalam. Com isso, a demanda por produtos do setor de construção e acabamentos tende a aumentar, além do crescente investimento da população em suas residências, na busca de conforto, comodidade e elegância.

Fatores Sócio-Culturais: Com ocrescimento da população na região, o número de moradias e empresas tende a aumentar, elevando, conseqüentemente, a procura por materiais de acabamento que lhes proporcionem um ambiente agradável, moderno e elegante.

Fatores Políticos/Legais: As leis que mais influenciam no negócio é o direito de defesa do consumidor, as legislações trabalhistas e diversas leis que regem a abertura e funcionamento deempresas.

Fatores Tecnológicos: Há pouca influência de tecnologia diretamente sobre a loja, com influência maior sobre os fornecedores.

Fatores Naturais: As atividades da empresa não afetam diretamente de forma negativa o meio ambiente, portanto, não desenvolve projetos de marketing verde para minimizar impactos. Mas existem diversas ações que podem ser adotadas para minimizar os impactosambientais, como coleta seletiva, embalagens biodegradáveis, uso consciente de água e energia, entre outras.
Concorrência: O aumento gradativo da concorrência neste setor provoca uma disputa acirrada pela fidelização dos clientes, através de estratégias de promoções.

Fatores Internos: A empresa possui uma ótima estrutura, ambiente agradável e pessoal qualificado, tendo o melhor atendimento daregião.
A empresa é dividida em setores para organização e realização das atividades. Seu quadro funcional consiste em um proprietário, cinco vendedores, dois gerentes (sendo um geral e um no setor de vendas), em torno de vinte entregadores, dois profissionais no setor financeiro, três auxiliares de administrativos, um caixa e uma auxiliar de serviços gerais.

Matriz de SWOT
|Ambiente...
tracking img