Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estágio Super visionado I

Métodos e Técnicas de Estudo

Introdução

Prezados estudantes, Nas Unidades anteriores, desenvolvemos a parte introdutória do Plano de Negócios e a Análise Estratégica, bases iniciais de um Plano de Negócios. O próximo passo é o desenvolvimento do Plano de Marketing. O desenvolvimento deste plano será explicitado nas Unidades de aprendizagens 8, 9, 10, 11 e 12,envolvendo os seguintes assuntos: Conceitos de Marketing, Pesquisa de Marketing, Análise de Marketing, Especificação de Produtos ou Serviços, Descrição Geral, Estágio de Desenvolvimento, Estratégia de Marketing, Estratégia de Precificação, Estratégia de Vendas e Distribuição, Estratégia de Comunicação Estratégia de localização, Previsão de Vendas, Vendas por Período, Vendas por Produtos ouServiços, Vendas por Clientes, Market-Share. ● Nesta Unidade 8 iremos desenvolver a parte introdutória do Plano de Marketing que se inicia com a elaboração do questionário a ser aplicado ao público alvo. ● Na Unidade 9 abordaremos os aspectos gerais para uma pesquisa eficiente de Marketing e a Análise de Marketing. ● Na unidade 10 daremos a continuidade do plano de Marketing dando ênfase à: Especificaçãode Produtos ou Serviços, Descrição Geral, Estágio de Desenvolvimento, Estratégia de Marketing, Estratégia de Precificação, Estratégia de Vendas e Distribuição, Estratégia de Comunicação Estratégia de localização. ● Na Unidade 11, continuaremos nosso Plano de Marketing tratando os seguintes assuntos: Especificação de Produtos ou Serviços, Descrição Geral, Estágio de Desenvolvimento, Estratégia deMarketing, Estratégia de Precificação, Estratégia de Vendas e Distribuição, Estratégia de Comunicação Estratégia de localização. ● Na Unidade 12, finalizaremos o Plano de Marketing com o desenvolvimento das Previsões de Vendas por Período, por Produtos ou Serviços e por Clientes e o Market-Share.

Objetivo

● Definir Plano de Marketing; ● Compreender os principais pontos que envolvem umapesquisa de Marketing.

Tópicos Abordados

● Definição e função do plano de Marketing.

Elaborando o Questionário

2

Métodos e Técnicas de Estudo

2.2 PLANO DE MARKETING
O planejamento de marketing é indispensável para qualquer empresa, pois trata-se de um planejamento realizado para obter melhores formas e consequentemente resultados no ato de comercialização de produtos e serviços.Segundo Kotler (2006, p. 41), plano de marketing: É o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor que será oferecida, com base em uma analise das melhores oportunidades do mercado. Tendo como base o texto acima, desenvolva a parte introdutória do Plano de Marketing, inclusive recorrendo à bibliografia para as citaçõespertinentes ao assunto.

Etapas do processo para elaboração da Pesquisa de marketing.
O objetivo de uma pesquisa de marketing é obter informações referentes ao mercado, clientes, fornecedores e concorrentes. Para desenvolver uma pesquisa de marketing é fundamental identificar inicial e claramente o tipo de negócio e o público-alvo. De acordo com Kotler; Armstrong (2007, p. 88), uma pesquisa demarketing envolve três etapas: 1. O processo de pesquisa de marketing: ● Definição do problema e dos objetivos da pesquisa: o problema da pesquisa não deve ser definido de maneira geral e tão pouco de maneira limitada, deve assumir posição importante rumo ao conhecimento das necessidades dos consumidores. ● Desenvolvimento do plano de pesquisa para coleta de informações: tem como objetivo identificar asinformações necessárias de maneira eficiente, detalhando as abordagens específicas da pesquisa, os métodos de contato, os planos de amostragem e os instrumentos que os pesquisadores utilizarão para coletar novos dados. Para obter as informações necessárias, podemos coletar dados primários (coletados especificamente para uma determinada investigação (CURCHILL, 2003)), dados secundários (os dados...