Plano de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Nossas vendas no país estagnaram nos últimos anos. A empresa costuma vender uma quantidade razoável de pneus e câmaras.
Porque há uma tendência dos jovens em adquirir pneus radiais e low profile em grande número, nesse sentido, o director de marketing considera que precisamos analisar nossa posição no mercado e nos preparar para crescer e tirar vantagem do aumento dos níveis degastos previstos para este sector.
O plano de marketing é uma espécie de reunião de todas as estratégias importantes para a Moz Tyres. Neste vão estar todos os passos estratégicos que a empresa irá dar, pois é importante que a empresa tenha este plano de marketing para assim ter um documento de trabalho por onde possa seguir o que já foi feito e o que é preciso fazer de forma detalhada demaneiras a sabermos quem irá fazer o quê, quando, onde e como, para atingirmos os nossos fins.
Este plano de marketing irá ser reajustado com o passar do tempo, pois o mercado evolui e a Moz tyres terá de evoluir com ele.
Foi feito o plano de marketing com base em pesquisas bibliográficas, tendências, ideias e meios disponíveis. Estes pontos nos ajudaram a identificar as oportunidades mais promissoraspara a empresa e nos ajudarão a penetrar nas posições de mercado identificadas, capturá-las e mantê-las.

2. Resumo executivo
Embora nossas vendas totais no mercado interno tenha decrescido, as vendas dos pneus triplicaram nos últimos três anos. Nossa área com problemas tem sido a de câmaras de ar com as quais temos uma participação de mercado de apenas 10%. Acreditamos que, se a situação daeconomia permanecer estável, seremos capazes de conquistar uma participação maior nesse mercado em expansão. Além disso, a embalagem dos nossos pneus e câmaras juntos nos darão uma vantagem competitiva.
O objectivo deste plano é alcançar 10% de crescimento nas vendas no mercado interno em termos reais ao longo dos próximos três anos, passando a nossa participação no mercado para 80%. Este planodetalha como isso pode ser alcançado com um investimento em pessoal e recursos, mas sem nenhum investimento adicional importante em instalações e maquinaria.

3. Dados principais
A Moz Tyres LDA, é uma empresa de médio porte situada na região sul de Moçambique em Maputo, com vendas no Mercado interno e externo. Os dados principais sobre ela são:
Razão social: Industria de produção de pneus
Giroanual: $6 milhões
Vendas nacionais: $4 milhões
Exportações: $2 milhões
Lucro operacional: $1,05 milhão
Produto principal: Pneu e câmara de ar
Número de funcionários: 65

4. Missão e Visão
A empresa tem como missão responder às necessidades dos clientes, oferecendo produtos de qualidade superior efazê-lo de modo a obter um lucro adequado para possibilitar o crescimento da empresa, e garantir a satisfação dos objectivos dos funcionários e accionistas.
Tem como visão ser líder no mercado nacional na venda de pneus e câmaras.

5. Verificação de informações
1. Histórico de vendas
Nos últimos três anos as vendas foram:
Por regiões
Região Sul - $8 milhões
Região Centro - $6 milhõesRegião Norte - $3 milhões

Por produtos
Pneus - $14 milhões
Câmaras - $3 milhões

2. Clientes
Por regiões
Região Sul - 5 milhões
Região Centro - 3 milhões
Região Norte - 1 milhão

Por produto comprado
Pneus - 6 milhões
Câmaras - 2 milhões

3. Concorrência
Delta Trading
Maxprest
Bombas OK
Sound City

Participações no Mercado
Delta Trading – 15%
Maxprest – 10 %
Bombas OK – 3%Sound City – 2%

6. Análise de situação
6.1 Pressupostos
A Moz Tyres tem como pressupostos para o mercado interno o seguinte:
 A inflação vai permanecer em 3%;
 Os aumentos de salário não excederão a inflação ao longo dos próximos três anos;
 Nossa moeda permanecerá relativamente estável em relação às principais moedas estrangeiras durante o cronograma do plano.
6.2 Vendas
A...
tracking img