Plano de governo de jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriela Alves de Abreu
Josué de Brito Nogueira
Milena Gama Rodrigues dos Santos
Paula dos Santos do Carmo
Pedro Henrique Soares

Juscelino Kubitschek

Faculdade Campos Eliseos
2012

Juscelino Kubitschek

Relatório de pesquisa apresentado à disciplina de
Economia Nacional,do curso de Administração de
Empresas da Faculdade Campos Elíseos (FAESP),
como exigência parcial paraconclusão do semestre.
Prof(a) Nelson Karsokas

Faculdade Campos Eliseos
2012

Introdução

Será abordada através deste trabalho, toda a trajetória do governo de Juscelino Kubitschek, conhecido como JK, que foi um grande presidente para nosso país. Ele ajudou no crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil, trouxe emprego para os brasileiros, além de abrir portas para o comércio internacional.Juscelino Kubitschek
Em 12 de Setembro de 1902 na cidade de Diamantina em Minas Gerais, nasce Juscelino Kubitschek de Oliveira, um médico, militar e um grande político brasileiro. Em 31 de Janeiro de 1956 assumiu a presidência onde permaneceu até 31 de Janeiro de 1961, João Goulart era seu vice, mas quem assumiu seu cargo foi Jânio Quadros.

Sua trajetória na carreira política:
Entre1940-1945, foi prefeito de Belo Horizonte, de 1951-1955 governador de Minas Gerais, até que no dia 3 de Outubro de 1955 foi nomeado presidente do Brasil pelo seu partido PSD (Partido Social Democrático) aliado com o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), que atuavam ao lado da burguesia. A União Democrática Nacional (UND) e o Partido Democrata Cristão (PDC) participavam da eleição com Juarez Távora,como candidato, mas concorriam também Adhemar de Barros e Plínio Salgado.
No ano de 1950, Getúlio Vargas possuía o cargo de presidente da República, que se suicidou em 1954 passando o cargo para o seu vice Café Filho. No dia 3 de Novembro 1955 o novo presidente adoeceu e seu cargo foi passado para seu vice Carlos Luz, mas devido decisão do Congresso Nacional, quem deveria oficialmente assumir ocargo era Nereu Ramos. Nereu de Oliveira Ramos foi o antecessor a Juscelino, onde permaneceu no cargo apenas 2 meses e 21 dias, que em 16 de Junho de 1958 faleceu em um desastre de avião.
Durante o governo de Nereu em 1955, o índice de preços por atacado que até então compreendia apenas 25 produtos, passa a ter 90 produtos incluídos.
No dia 3 de outubro de 1955, devido à aliança entre o PSD e PTB,Juscelino é eleito Presidente da República, com 36% dos votos.
Neste ano a economia continha um PIB de 8,8% e a inflação de 12,2%. Quando a Juscelino assumi o cargo de presidente em 1956 ele lança o Plano Nacional de Desenvolvimento, conhecido como Plano de Metas, que era baseado na tolerância inflacionária, na intervenção estatal, na economia, na captação de recursos externos e para atender ossetores de alimentação, educação, indústria de base, energia e transporte.
Possuía um slogan forte de “50 anos em 5”, em que a pretensão era desenvolvimento do país de 50 anos em apenas 5 anos de governo. No mesmo ano, houve início de estudos para a construção da Petrobrás e de uma refinaria em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
No ano de 1957, sai da fábrica da Volkswagen a primeira Kombiproduzida no Brasil com 50% de peças nacionais, e o Brasil encerra o ano com PIB de 7,7% e inflação de 7%.
Em 1958 são apresentadas modificações no Índice do Custo de Vida, como a substituição desde o ano base da série referente aos aluguéis, até a modificação da ponderação e introdução de novos itens. Ainda em 58, começa a construção da estrada Belém-Brasília, Lucas Lopes é nomeado novo membro noMinistério da Fazenda, responsável por cortar gastos e controlar a inflação. Chega às ruas o DKW - Vemag, o primeiro carro de passeio montado no Brasil, e o ano da inauguração do "Palácio da Alvorada", em Brasília, e o PIB fica 10,8% e inflação de 24,4%. 
Em 1959 o salário mínimo alcança Cr$ 6 mil, JK anuncia o rompimento com o FMI, no Rio Grande do Sul é nacionalizada a concessionária...
tracking img