Governo de juscelino kubitschek

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)

Juscelino Kubitschek de Oliveira, foi um médico, militar e político brasileiro. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX e o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto nascidoapós a Proclamação da República.
Na eleição presidencial de 1955, o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) se aliaram, lançando como candidato Juscelino Kubitschek para presidente e João Goulart para vice-presidente. A União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Democráta Cristão (PDC) disputaram o pleito com Juarez Távora. Também concorreram os candidatosAdhemar de Barros e Plínio Salgado. Juscelino Kubitschek venceu as eleições. O vice-presidente Café Filho havia substituído Getúlio Vargas na presidência da República.
Durante todo o seu mandato como presidente da República, o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu emtorno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.

2 – O PLANO DE METAS

Em seu mandato presidencial, Juscelino lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado de Plano de Metas, que tinha o célebre lema "Cinquenta anos em cinco". O plano tinha 31 metas distribuídas em 5 grandes grupos: Energia, Transportes, Alimentação, Indústria de base, Educação, e, a metaprincipal ou meta-síntese: Brasília. O Plano de Metas visava estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, baseado na expansão industrial e na integração dos povos de todas as regiões do Brasil através da nova capital localizada no centro do território brasileiro, na região do Brasil Central. A estratégia do Plano de Metas era corrigir os "pontos de estrangulamento" da economiabrasileira, em termos atuais "reduzir o custo Brasil", que poderiam estancar o crescimento econômico brasileiro (por falta de estradas e energia elétrica) e reduzir a dependência das importações, no processo chamado de "substituição de importações", já que o Brasil padecia de uma crônica falta de divisas externas (dólares).
O Plano de Metas concentrado na produção de bens duráveis buscavaatingir o mercado de massas, a classe média do pais. Focado na industria de eletrodomésticos e na automobilística, como carro chefe, visava atrair investimentos nestes setores, dado o potencial de geração de fornecedores, contribuindo para a criação de um mercado de trabalho e renda para a população. A importância desta articulação na implementação do Plano foi confirmada quando em 1 de fevereiro de1956, na sua primeira reunião ministerial, JK criou o Conselho do Desenvolvimento, que coordenaria o detalhamento e a execução do plano, sendo nomeado o Presidente do BNDE, para secretário executivo do conselho. Destaque cabe lembrar que a época o setor industrial era o setor dinâmico da economia mundial e em particular nos paises desenvolvidos. Portanto o Brasil, com sua economia baseada no caféficava refém dos paises industrializados, e perdendo a possibilidade de barganhar com os preços dos seus produtos. O Plano de Metas abrangia cinco setores básicos da economia e inicialmente 30 metas, depois 31, com a inclusão da construção de Brasília, como Capital do país. Os setores de energia, transportes e industria de base, foram os que receberam mais recursos totalizando 93% dos recursosalocados no Plano. Outros setores como alimentação e educação, basicamente foram esquecidos. Uma das premissas do Plano, é que o Estado Brasileiro assumiria o papel de empreendedor, investindo na infra-estrutura necessária para viabilizar o Plano. Esta infra-estrutura envolvia, energia, siderurgia, estradas e comunicações. Claramente uma solução de redução da pobreza fundamentada nos princípios do...
tracking img