Plano de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELAGEM DO TRABALHO
A maneira como as pessoas trabalham nas organizações depende basicamente de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado. Em suma, como foi feita a distribuição das tarefas. A estrutura dos cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida. Se a estrutura organizacional é rígida e imutável, os cargos também serão fixos, permanentes edefinidos, fechados, individualizados e delimitados. Se a estrutura é flexível e adaptável, os cargos também serão maleáveis, ajustáveis e abertos, com elevado índice de interação com o ambiente que o circunda.
Cada departamento é formado por um conjunto de cargos. Para se analisar uma organização deve-se decompor cada órgão em seus cargos constitutivos. Essa visão tradicional, linear e cartesiana estásendo substituída por uma visão sistêmica e contingencial, que procura mais integrar e juntar do que separar e fragmentar os cargos.
-------------------------------------------------
CONCEITO DE CARGO
As pessoas trabalham nas organizações desempenhando um determinado cargo. Em geral, quando se pretende saber o que uma pessoa faz na organização, pergunta-se qual é o cargo que desempenha. Comisso, sabemos o que ela faz e temos uma idéia da sua importância e do nível hierárquico que ocupa. Para a organização, o cargo constitui a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais. Para a pessoa, o cargo constitui uma das maiores fontes de expectativas e de motivação na organização. Quando as pessoas ingressam na organização, e através de toda a sua trajetória profissional, elassempre são ocupantes de algum cargo.
O cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. A posição do cargo no organograma define seu nível hierárquico, a subordinação, os subordinados e o departamento onde está localizado. Eles são intencionalmente desenhados,projetados, delineados, definidos e estabelecidos dentro de uma certa racionalidade: a busca da eficiência da organização.
Olhando sob outro prisma, um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais cargos. Na realidade, os cargos constituem os meios pelos quais a empresa aloca e utiliza os seus recursoshumanos para alcançar objetivos organizacionais por meio de determinadas estratégias. Na outra ponta, os cargos constituem os meios pelos quais as pessoas executam as suas tarefas dentro da organização para alcançar determinados objetivos individuais.
DESENHO DE CARGOS
O desenho de cargos envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demaiscargos. Cada cargo exige certas competências do seu ocupante para que seja bem desempenhado.
Desenhar um cargo significa definir 4 condições básicas:
1. O conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar (conteúdo do cargo);
2. Como as tarefas ou atribuições deverão ser desempenhadas (métodos e processos de trabalho);
3. A quem o ocupante do cargo deverá se reportar(responsabilidade);
4. Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir (autoridade).
MODELOS DE DESENHO DE CARGOS
Existem 3 modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial.
Modelo Clássico ou tradicional:
É o desenho de cargos apregoado pelos engenheiros da Administração Científica no início do século XX. A partir da divisão do trabalho e da fragmentação dastarefas definiam os cargos. A eficiência era a preocupação máxima. Os aspectos principais do modelo clássico de desenho de cargos são:
1. A pessoa como apêndice da máquina;
2. Fragmentação do trabalho;
3. Ênfase na eficiência;
4. Permanência.
O desenho clássico foi projetado para alcançar as seguintes vantagens:
1. Redução de custos (Qualificações mínimas e salários...
tracking img