Plano de carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3 REFERENCIAL TEORICO

Na era da informação, surgem as equipes de gestão com pessoas, que substituem os departamentos de recursos humanos e de gestão de pessoas. Muito tem se discutido nos últimos tempos sobre a melhor terminologia a ser utilizada quando se trata de gerir pessoas no ambiente de trabalho.
Este modelo de Gestão surge com a necessidade constante de que os colaboradores daorganização estejam cada vez mais a par da realidade estratégica da organização. Fleury (2002, p. 42) afirma que "a participação mais ampla de colaboradores de diferentes níveis da organização na formulação estratégica é adotada também como forma de tornar esse processo mais interativo e contínuo". Deste modo, percebe-se a existência de hierarquia na organização definindo as responsabilidadesoperacionais, táticas e estratégicas, principalmente envolvendo a atividade principal da organização e seu posicionamento no mercado.
As organizações vivem uma. era de descontinuidade., caracterizada por constantes mudanças, em decorrência de processos de modernização tecnológica, privatização, redefinições de política econômica e outras formas de reestruturação produtiva, ou seja, o mundo caminharapidamente para uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e na tecnologia.
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado. Porém, esse talento e essa capacidade têm que ser vistos com outros olhos, olhos de colaboradores e não de concorrentes. Necessitamos assim resgatar o papel do serhumano na organização, a fim de torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. É com esse cenário que as organizações devem ter a visão de que o Capital Humano será seu grande diferencial. Assim, surge um novo conceito em gestão de pessoas.
Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar odesempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.
Numa linha de produção os trabalhadores desempenham atividades repetitivas e “robóticas”, outrostrabalhadores do conhecimento trabalham intensivamente com o seu cérebro, analisando e interpretando informações, descobrindo novas e melhores soluções para resolver problemas e tomando decisões o tempo todo. Por esse motivo, é essencial que essas pessoas estejam motivadas, pois isso as deixa num estado mental que estimula sua produtividade, aumentando a quantidade de trabalho que podem realizar epotencializando o uso da sua criatividade para resolver problemas.

3.1 RECURSO HUMANO

O termo “Recursos Humanos” anda meio desgastado afinal algumas almas iluminadas descobriram que pessoas não podem ser encaradas como recursos, pessoas não são recursos, recursos são materiais. Através de pesquisas foi descoberto que se as pessoas forem tratadas como recursos nos leva concluir que a expressãocoloca o ser humano em uma situação passivo no mesmo nível de objeto, tratar pessoas como ”recursos” dá a impressão que as pessoas são ”commodities”, que são meros parafusos sem importância individual e substituíveis por qualquer outro.
Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudançase oferecendo sustentação na implementação das mesmas. Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.
A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas.Toda instituição deve preocupar-se com a...
tracking img