Planejamento e recursos dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI - FAMEC
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 6º SEMESTRE


PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DOS MATERIAIS - MRP

Diego Arthur, e-mail: mr.diegoarthur@gmail.com
Igor Casado, e-mail: igorcasadodiniz@gmail.com
Jozineide Ferreira, e-mail: jozzy_bispo@hotmail.com
Leandro Francisco, e-mail: leo15silva@hotmail.com
Silas de Araújo, e-mail: silaspga@gmail.comOrientador: Leandro Damasceno


RESUMO

O controle de estoques associado à ferramenta MRP (Material Requirement Planning) constitui um fator determinante para a redução de custos e conseqüentemente a maximização dos lucros de uma organização. Atualmente, tempo em que as empresas buscam agilidade nos processos de produção esta ferramenta acaba por servir também como facilitadora dos procedimentosde compra e de recebimento para que sejam executadas com exatidão. O principal obstáculo a ser vencido é encontrar o método mais eficaz para atingir o ponto ideal de emissão das ordens de compra, aliado à complexa estrutura para a entrega pontual de matéria-prima.

Palavras-chave: MRP, controle, planejamento.

1. INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo, o conceito de MRP desenvolveu-se de umfoco na gestão de operações que auxiliava o planejamento e o controle das necessidades de materiais para se tornar, em anos mais recentes, um sistema corporativo que apóia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio. Normalmente, o MRP é usado em empresas de manufatura, embora haja alguns exemplos de aplicação em ambientes não manufatureiros.
O MRP I permite que asempresas calculem quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento, convertendo a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, pode-se, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de formaque não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.
Durante os anos 80 e 90, o sistema e o conceito do planejamento das necessidades de materiais expandiram-se e foram integrados a outras partes da empresa. Essa versão ampliada do MRP é conhecida atualmente como Planejamento dos Recursos de Manufatura (Manufacturing Resource Planning), ou MRP II, que além dasquantidades e momentos de aquisição ou fabricação de cada item, são calculados e planejados os recursos a serem utilizados, como a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários, os recursos financeiros, etc.
A Figura 01 mostra o papel do MRP na conciliação do fornecimento e da demanda de recursos.









Figura 01: Representa o papel do MRP;
Fonte: Livro Administraçãoda Produção, segunda edição;

2. DEFINIÇÃO DE MRP

O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de quantidades e tempo similares a esses, mas em escala e grau de complexidades muito maiores. Até os anos 60, as empresas sempre tiveram que executar esses cálculos manualmente, de modo a garantir que teriam disponíveis os materiais certos nos momentos necessários.
O MRPoriginal data dos anos 60, quando as letras queriam dizer materials requirements planning (planejamento das necessidades de materiais) agora chamado de "MRP um" ou MRP I. O MRP I permite que as empresas calculem quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento. Para fazer isso, utiliza os pedidos em carteira, assim como previsões de pedidos que a empresa acha que irá receber. OMRP verifica, então, todos os ingredientes ou componentes necessários para completar esses pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo. Entretanto, com o advento dos computadores e a ampliação de seu uso nas empresas a partir dos anos 60, surgiu a oportunidade de se executarem esses cálculos detalhados e demorados, com o auxílio de um computador, de forma rápida e relativamente fácil....
tracking img