A mulher no mecado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Magda Sperber Vedovato¹


Resumo:



Este artigo vem propor uma reflexão sobre um pouco do contexto da mulher no mercado de trabalho, desde sua introdução, seus direitos e sua posição na atualidade. Visando despertar a consciência para uma visão não feminista, mas realista, sobre o assunto, tentamos demonstrar que a mulher não é mais vista comoa senhora do lar e sim como uma desafiadora dos tabus do mercado de trabalho.




Palavras Chave: Mercado de Trabalho. Mulher. Direitos.









_______________________
¹ - 2º Termo Ciências Contábeis – RA 030762 – Faculdade Politécnica de Sumaré –
e-mail:magdasperber@ig.com.br





INTRODUÇÃO

Através da evolução dos tempos, as mulheres conquistaram seu espaço e vêmdesempenhando um papel muito mais relevante do que os homens no crescimento da população economicamente ativa. Elas estão se especializando, através de estudos e qualificação profissional, assim conseguem um melhor planejamento familiar e conquistar maior respeito e admiração, pois estão cada vez mais numa posição atuante, dentro e fora de casa. Não deixam seus afazeres domésticos, e sim, acrescentama eles um dia-a-dia corrido com os afazeres dos trabalhos fora de casa, passam assim a fazer uma dupla ou às vezes tripla jornada, conciliando filhos, marido, organização do lar, com trabalho e ainda estudos.
O direito da mulher no mercado de trabalho tenta no que diz respeito à estrutura familiar, auxiliar a mulher a retornar ao mercado, mesmo após uma gestação. Já no que diz respeito aoassédio sexual, hoje em dia, os direitos são iguais, pois apesar de as mulheres serem a maior parte das vítimas, comprovadamente, os homens também podem sofrer com este tipo de abuso.
Segundo pesquisas recentes, não existe mais diferença salarial quando homens e mulheres ocupam a mesma função e possuem currículos equivalentes.
Buscando atender os objetivos propostos neste trabalho, sua estruturaestá definida da seguinte forma: primeiro abordaremos a introdução e o percurso da mulher no mercado de trabalho, depois falaremos sobre seus direitos, na seqüência sobre a mulher na atualidade e por fim, nas conclusões finais, falaremos sobre o que esperarmos para o futuro.








A INTRODUÇÃO E O PERCURSO HISTÓRICO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A conquista da mulher por umespaço no mercado de trabalho, começou no início do século XIX, quando a sociedade acreditava que o homem era o único provedor das necessidades da família, tendo à mulher a função de mantenedora do lar e educadora dos filhos. Conforme Luca (LUCA, 2001, apud RAQUEL, 2008), as mulheres quando ficavam viúvas ou pertenciam a uma classe mais pobre tinham que sustentar seus filhos com atividades que lhesdessem um retorno financeiro. Dentre as principais atividades realizadas, destacam-se: a fabricação de doces por encomendas, o arranjo de flores, os bordados e as aulas de piano. Além de serem pouco valorizadas essas atividades eram mal vistas pela sociedade, o que dificultava a conquista das mulheres por um espaço no mercado de trabalho. Mesmo assim, algumas conseguiram transpor as barreiras dopapel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar.
Embora a constituição Federal relate sobre a "...proibição de diferenças de salários, de exercício de funções e critérios de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil",(Constituição Federal, artigo 7 –xxx), na prática existem alguns questionamentos em relação ao cumprimento da lei. Desde o século XVII, quando o movimento feministacomeçou a adquirir características de ação política, as mulheres vêm tentando colocar em prática essa lei.
Conforme Luca, (LUCA, 2001, apud RAQUEL, 2008), a conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho começou de fato com a I e II Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945, respectivamente), quando os homens foram para as frentes de batalha e as mulheres passaram a assumir os...
tracking img