Feira de rh uninove

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Neste trabalho abordaremos o tema “Como participar de uma entrevista de seleção”, que se trata de uma das etapas de um processo de recrutamento e seleção.
Veremos sua origem, como é realizada, por quem e dicas para uma boa performance de um candidato. O tema também será exposto na V Expo RH, e poderemos ver todo o planejamento de como será feita a exposição, que temcomo base, dar as principais dicas para os estudantes que se interessarem em participar conosco da feira, onde receberão as dicas pelos integrantes do grupo e de forma impressa, ganharão brindes e participarão de um sorteio, que usaremos para chamar a atenção dos participantes.
Esperamos contribuir de forma positiva com os alunos, assim como está sendo gratificante o desenvolvimento dessetrabalho.















1. Como participar de uma entrevista de seleção

1.1. O que é?
A entrevista é uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo levantar maiores informações a respeito do profissional participante. É o primeiro contato entre a organização e candidato. É a técnica utilizada para escolher o candidato mais qualificado para preencher determinada vagade trabalho.
Essa etapa tem como objetivo: confirmar e checar as informações colocadas no currículo; aprofundar e conhecer o candidato, sua atuação e competências; verificar se atende ao perfil que a posição do cargo exige; medir a capacidade de comunicação, habilidades de liderança, nível de ansiedade, capacidade de argumentação, os objetivos que o candidato tem, entre outras habilidades echecar a maneira como o profissional leva sua vida pessoal e sua carreira, quais valores possuem e se estará adequado ao cargo e ambiente de trabalho.

1.2. a Evolução do processo de recrutamento e seleção
O processo de recrutamento e seleção teve início com a organização dos povos, onde começou a existir uma preocupação em avalia as pessoas com a intenção de escolher as mais aptas paraexecutar atividades específicas.
Após a Revolução Industrial e o surgimento da administração científica, representada principalmente por Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol, começaram os estudos para se alcançar a eficiência organizacional, sobretudo no nível operacional, e iniciou-se também uma reflexão sobre a importância dos recursos humanos.
Apesar dos estudos e dapreocupação com as relações humanas nas organizações, a questão comportamental ainda era deixada de lado, o trabalho ainda era desumanizado. Somente a partir da década de 20 do século passado, é que começam a surgir as primeiras preocupações com os aspectos humanos nas organizações, com o início da escola de relações humanas.
Neste período destaca-se Elton Mayo, cujos estudos incluíram desde oexame das influências físicas e ambientais no trabalho, até as perspectivas psicológicas (1927 e 1932). Destes estudos Mayo conclui que a produtividade de uma organização é mais determinada pela integração social do que pela capacidade física dos operários e dos ambientes de trabalho, destacando três aspectos que deveriam ser enfatizados pelos gestores: a importância do espírito de grupo; anecessidade de se dar status às pessoas; o estilo de liderança baseado em consideração, descentralização e participação.
Os processos de recrutamento e seleção, que antes voltavam-se exclusivamente para requisitos técnicos dos cargos passaram a dar o mesmo valor aos traços de personalidade. Além dos aspectos operacionais foram integrados ao perfil do profissional requerido aspectos relacionados asrelações humanas e aos comportamentos cooperativos.
Todas estas transformações que vimos até agora servem de base para o surgimento da psicologia organizacional, primeiramente denominada psicologia industrial. Ela surge da necessidade de um conhecimento maior a respeito dos fenômenos psicológicos presentes nas organizações e encaminha a área de recursos humanos para a forma como a vemos...
tracking img