Planejamento empresarial e seus efeitos para o sucesso da empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DISCIPLINA: Orçamento Empresarial e Planejamento Estratégico
ALUNA: Nayara Germano Rocha de Oliveira

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
E SEUS EFEITOS PARA O SUCESSO DA EMPRESA

João Pessoa/2012

1. INTRODUÇÃO

Planejar faz parte de um processo, que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores, durante a execução de umprojeto. Conseqüentemente outros indicadores tais como: organização, direção e controle serão agregados, seguindo uma seqüência de etapas, e alocando os recursos necessários para que se obtenha o resultado esperado, dentro do prazo que foi estipulado. 
O planejamento tem vários enfoques e poderá ser utilizado conforme a necessidade do indivíduo e da empresa; no nosso caso, o foco é o estratégico.Por que será que muitas empresas têm como competência essencial o planejamento estratégico? Diria que a grande preocupação dessas organizações, esta direcionada para dois indicadores; pessoas e negócios. A realidade empresarial atual é bem diferente de antigamente, não que antes não era importante esta questão, é que no dias de hoje, um conjunto de variáveis podem impactar diretamente no cenário enos negócios das empresas, e as pessoas têm que estar preparadas para gerar resultados cada vez mais expressivos; é preciso também, que conheçam o negócio da empresa.

2. O QUE É PLANEJAMENTO

Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo aque o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.
Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em queseqüência.
De acordo com seu grau de amplitude, o planejamento pode ser categorizado em três níveis distintos: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.
O planejamento estratégico é o planejamento mais amplo e abrangente da organização. Projetado a longo prazo, tem seus efeitos e conseqüências estendidos a vários anos pela frente, além de envolver a organização como um todo, abrangendo todosos seus recursos e áreas de atividade, e preocupar-se em atingir os objetivos a nível mais abrangente. É definido pela cúpula da organização e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.
O planejamento tático, por seu turno, é projetado a médio prazo, geralmente para o exercício anual. Envolve segmentos da organização, abrangendo seus recursos específicos, e é definidopor cada segmento da organização.
O planejamento operacional é o planejamento feito para cada tarefa ou atividade. Geralmente é projetado para o curto prazo, e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupando-se com o alcance de metas específicas.

3. PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E SEUS EFEITOS PARA O SUCESSO DA EMPRESA

O sucesso assegurado de uma grande empresa moderna dentro deum amplo contexto nacional e internacional e com uma forte estrutura hierárquica bem definida dentro dos mais dinâmicos padrões empresariais, de qualquer ramo do abrangente setor secundário e que produza também bens de alta qualidade “duráveis” ou não, depende fortemente de um amplo conjunto de fatores administrativos e técnicos interagindo de modo eficaz entre si. Menciona-se normalmente naprática que estas empresas devem dispor de um forte gerenciamento de todas as suas diversas etapas da cadeia empresarial para a garantia de seu sucesso em frente à forte concorrência, desde a entrada e controle da matéria-prima a ser transformada na linha de produção até a distribuição de seus produtos fabricados. O gerenciamento destas atividades de fábrica é também denominado na prática de...
tracking img