Planejamento da acao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL


A – Planejamento Estratégico

Características do Planejamento Empresarial


1 – É um projeto no longo prazo: Em termos de efeitos e conseqüências. Quase sempre seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir de 10 a 15 anos, dependendo dos investimentos.

2 – Está voltado para relações entre a empresa e seuambiente de tarefa: sujeito a incertezas e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamentos e discernimento e não em dados ou informações referenciais.

3 – Envolve a empresa como um todo: abarcando os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades competências e potencialidadesda empresa. O Planejamento estratégico não é soma dos planos táticos e operacionais. Pelo contrário, os planos táticos e operacionais constituem desdobramentos do planejamento estratégico
























RESULTADOS



Enquanto a estratégia empresarial esta voltada para que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamentoestratégico procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos.

Trata-se de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. Isso significa que a empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seus níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter o efeito holístico e sinergístico da interação de todos os aspectos.Efeito Holístico e Sinergístico:


O efeito holístico envolve a empresa como uma totalidade. Como afirma o holismo, o todo é maior do que a soma de suas partes. O todo é diferente de suas partes, tal qual a água é diferente do hidrogênio o do oxigênio que o compõem. Efeito sinergístico porque as partes do todo interagem e cooperam entre si no sentido de proporcionar um resultado final maior doque a soma das partes. Sinergia é causa, holismo e conseqüência.


Etapas do Planejamento Estratégico


1 – Determinação dos Objetivos (aonde queremos chegar?)
2 – Análise ambiental externa (o que há no ambiente?)
3 – Análise organizacional interna (o que temos na empresa?)
4 – Formulação de alternativas (o que fazer?)
5 – Elaboração do Planejamento (como fazer?)
6 – Implementação eExecução (como tornar realidade?)
7 – Avaliação dos Resultados (como estamos indo?)


1 - Determinação dos Objetivos

Em função da missão e visão da organização, são estabelecidos os objetivos empresariais. Objetivos são as pretensões ou os propósitos da empresa, os quais, em conjunto, definem sua razão de ser ou existir. Os objetivos empresariais precisam ser desdobrados emobjetivos departamentais para poderem ser detalhados em termos operacionais. Os objetivos empresariais podem ser agrupados em quatro categorias:


1 – Lucro: considerado dentro de sua dupla óptica – de retorno dos proprietários e de economia da empresa

2 – Expansão da empresa: seja em relação a ela mesma, seja em relação ao mercado do qual participa

3 – Segurança: corresponde ao desejo daempresa de assegurar o seu futuro e continuidade

4 – Autonomia ou independência: objetivo pelo qual a empresa pretende livremente decidir o se destino.

Até certo ponto o lucro assegura os outros três objetivos. O lucro, a segurança e a autonomia são basicamente objetivos de sobrevivência da empresa, ao passo que a expansão é um objetivo de crescimento empresarial.

Uma empresa que não produzlucros está fadada a desaparecer, pois a rapidez de sua morte dependerá da paciência dos credores, do tamanho dos seus recursos líquidos e das demandas de seus acionistas.


Shareholders e Stakeholders


1- Modelo Shareholders: segundo esse modelo, predominantemente durante toda a Era Industrial, a empresa é considerada uma entidade econômica e que deve trazer retornos aos seus donos,...
tracking img