Planejamento de recursos de manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceito de MRP

MRP é um sistema de gerenciamento de operações corporativas que apoia o planejamento de todas as necessidades de produção e logística da organização visando à diminuição de custos e a manutenção do nível adequado e necessário de estoques. Embora haja algumas aplicações na área de serviços seu uso se restringe muito em empresas de manufaturas.

Dentro dos objetivos do MRPestão às funções de calcular a quantidade e o momento certo de repor os materiais necessários para a produção de um determinado produto e manter o controle de matéria prima e produção em um nível adequado a estrutura da empresa. A utilização correta do sistema possibilita a diminuição de custos e reduz os níveis dos estoques liberando capital de giro e espaço físico. O MRP também gerencia o usocorreto de matéria prima na produção evitando o desperdício e utilização indevida de matéria prima.

O MRP permite que as empresas calculem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, garantindo que sejam providenciados a tempo, para que se possam executar os processos de manufatura. Ele utiliza como dados de entrada os pedidos em carteira bem como a previsão de vendas quesão passados pela área comercial da empresa.

A partir dos anos 80/90 o conceito de MRP se ampliou. De planejamento das necessidades de materiais para produção ele adquiriu o conceito de Planejamento de Recursos de Manufatura (Manufacturing Resource Planning) ou MRP II. Com ele as empresas avaliem as implicações nas áreas financeiras (necessidades de recursos financeiros) e de engenharia(equipamentos, pessoal, máquinas) assim como às necessidades de matéria prima.

2. Estrutura de dados MRP

O MRP é um sistema computadorizado que utiliza o programa mestre de produção MPS (Master Production Schedule). Ele utiliza informações de previsão de vendas do sistema financeiro da empresa. Também utiliza dados do inventário geral e PDP (Plano Diretor de Produção).

Fluxo com os principaisdados necessários, entradas e saídas do MRP:

As principais entradas para o MRP são os pedidos de clientes (pedidos programados para algum momento futuro) e a previsão de demanda feita em termos realistas dos pedidos futuros. Todas as demais necessidades são calculadas com base na combinação dessas duas componentes.

3. Elementos de um sistema MRP

Lista de material BOM (Estrutura dentada dosprodutos): É a parte mais difícil e trabalhosa do projeto. Todos os produtos da linha de fabricação devem ser "explodidos" em todos os seus componentes, subcomponentes e peças. Um grande número de empresas mesmo já atuando no mercado há anos não dispõe de relação de materiais. Algumas outras dispõem de duas: uma para o pessoal de custos e outra para a fabricação e compras. Outra dificuldade émanter atualizada a lista de material, pois normalmente é uma atribuição do setor de engenharia. As constantes mudanças na tecnologia e nas exigências do mercado tornam constantes tais alterações. Em muitos softwares hoje disponíveis no mercado essas alterações podem ser facilmente programadas ficando por conta do software efetuar as alterações nas datas previstas.

Controle de estoques (InventárioGeral): A informação sobre os estoques disponíveis são essenciais para a operação de um sistema MRP. Como o número de empresas que dispõem de sistemas computadorizados de controle de estoques é maior que o das que dispõem de um MRP os softwares mais usuais tratam as duas coisas como módulos do sistema. Assim tem-se um módulo de estoques e outro de MRP que podem evidentemente ser integrados.Estoques de segurança devem ser contemplados nos sistemas MRP a fim de absorver eventuais ocorrências não previstas, como greves, inundações, etc.
Plano mestre (Plano Diretor de Produção): O plano mestre retrata a demanda a ser atendida já depurada dos fatores externos. Isto é aquilo que deve ser efetivamente produzido. Por se tratar de uma previsão contém as incertezas inerentes ao futuro. Assim o...
tracking img