Planejamento de manufatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Com os níveis atuais de concorrência e com a globalização dos negócios, que tornou necessária a coordenação de relações com fornecedores de diversas partes do mundo é cada vez mais necessário que os gestores possuam ferramentas confiáveis e precisas para evitar perdas do poder de barganha ou oportunidades de vendas, assim como custos desnecessários com estoques. Nesse contexto, o MRP sedestaca na estratégia organizacional como recurso flexível e de fácil utilização. O presente artigo tem como objetivo colocar em evidência a metodologia MRP e sua aplicabilidade, revisando a origem do conceito, a lógica de trabalho, os requisitos básicos para o seu funcionamento e sua utilização nas organizações industriais, apontando suas vantagens e desvantagens.

Introdução
Para conceituara temática abordada, antes se faz necessário entender o mercado em que as empresas estão inseridas. Hoje a acessibilidade às mais diversas tecnologias fazem com que as empresas fiquem em estado de concorrência acirrada e que qualquer detalhe possa se tornar um diferencial. Com a facilidade na padronização e qualidade na produção dos produtos, as empresas buscam se estabelecer e se destacar peloserviço.
Um dos fatores de relevância para a obtenção de um bom serviço é a harmonia e êxito dos processos internos de uma empresa; Neste cenário é que se encaixa a ferramenta MRP Material Requirements Planning (português: Planejamento das Necessidades de Materiais), que auxilia as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recursos materiais, verificando e calculando a quantidade dematerial necessário e para qual processo será utilizado, sempre levando em consideração o pedido e o tempo para a entrega do produto final.
Sendo assim, esta ferramenta auxilia principalmente na redução de níveis de estoques, proporciona à eficácia e à eficiência de processos, tornando-os flexíveis, dinâmicos e ágeis, conseguindo dessa forma minimizar custos com estoques desnecessários e temposonerosos e ainda fazendo com que o fluxo de caixa das empresas seja positivo.
A base filosófica do MRP é “ter materiais certos, no lugar certo e na hora certa”. Neste trabalho a ideia é demonstrar como essa base filosófica se aplica nas grandes empresas resultando na diminuição de estoques desnecessários em toda a cadeia produtiva e, ainda detalhar o estudo deste processo desde sua implantação depedidos de compra, passando pelo estoque de matéria-prima, produtos em processo até os produtos acabados.


O surgimento do MRP
O sistema MRP surgiu em meados da década de 60, para auxiliar as empresas a calcularem qual a quantidade necessária de cada tipo de material e em que momento eles são necessários. O MRP utiliza os pedidos em carteira, as previsões de vendas e verifica as quantidades decada componente para garantir que esses pedidos sejam entregues na data programada. Até os anos 60 as empresas tinham que fazer o cálculo manualmente para garantir que os materiais necessários estariam disponíveis no momento exato para a produção.
O predecessor do MRP foi uma metodologia titulada de sistema de solicitação trimestral, que foi aprofundada por George Plossl e Oliver Wightem 1967.Durante o fim da segunda guerra mundial e meados de 1950, várias indústrias produtivas desenvolviam planos de produção baseados apenas na carteira de pedidos firmes dos clientes. Neste período a economia americana rebentava devido à escassez deixada pela guerra. O aumento da procura lançava uma enorme quantidade de pedidos pendentes, e por vezes era frequente 12 a 18 meses de pedidos colocados.Esta circunstância apropriada fez com que as indústrias trabalhassem com base em trimestres, sendo por isso o sistema assim denominado.
Os pedidos pendentes serviam de previsão a procura que, por serem muitos, não necessitavam ser previstos, apenas estudados numa base trimestral e serem colocados na produção.
No fim da década de 1950 e início de 1960, esta situação chega ao fim e, a previsão da...
tracking img