Capit6

5694 palavras 23 páginas
Capítulo 6
Equipamentos Para a Manufatura e Montagem Flexível
INTRODUÇÃO
Para muitos fabricantes de bens de consumo, a manufatura e a montagem flexível é o único meio no qual eles podem competir eficientemente no mercado com uma grande variedade de produtos. Isto ocorre porque os consumidores têm buscado cada vez mais variedades de produtos feitos sob medida para as suas necessidades em vez de produtos produzidos em massa. Tais produtos variados não podem ser mais produzidos através dos métodos tradicionais de produção em massa, e neste caso sistemas flexíveis de produção são necessários. Sistemas Flexíveis de Manufatura e
Montagem (FMS e FAS respectivamente) normalmente consistem de várias máquinas individuais programáveis, onde, de acordo com a demanda para fabricar um dado produto, várias máquinas são interligadas a uma unidade de produção com o auxílio de programas de planejamento e de controle.
Equipamentos de manufatura e montagem, em conjunto com equipamentos de transporte e manuseio, formam os ingredientes para o suporte à produção integrada. Hoje, tais equipamentos caracterizam-se pelo princípio do comando numérico.
Componentes importantes de uma máquina de comando numérico incluem: o controle por computador, os acionamentos e os sistemas de medição. Parâmetros tais como ferramentas, posições, trajetórias, velocidade de corte, avanço, profundidade de corte, forças e momentos, podem ser ajustados automaticamente usando-se o controle por computador. O presente capítulo descreve os equipamentos para a manufatura e montagem flexível.

CONTROLE NUMÉRICO E CARACTERÍSTICAS DE PROJETO DE MÁQUINAS NC
A máquina de comando numérico é um elemento básico necessário para a produção flexível. O termo “comando numérico” (NC) corresponde a uma máquina que é controlada por números obtidos a partir da descrição da peça. Isto permite uma adaptação flexível a peças diferentes, particularmente na produção em pequenos e médios lotes. As instruções geométricas e tecnológicas para

Relacionados