Planejamento de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE ESTOQUES




Adriana Matos da Silva
Professora Maria Iara Schmegel Moreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais (EMD0116) – Prática Módulo III
19/06/12



RESUMO

As empresas do mundo atual buscam melhores alternativas para que se tenha um bom método de gestão dentro da organização, para as empresas, umsetor de suma importância, ou seja, o diferencial hoje para que se tenha baixo custo na organização é o estoque, uma empresa com um bom planejamento e gestão de estoque torna-se eficiente e pronta para enfrentar o mercado e a concorrência. A gestão de estoques é um diferencial oportuno para os administradores gerarem recursos e reduzir custos. O planejamento é uma declaração de intenções para quealgo esperado aconteça, e controle, é o processo de lidar com estas variações. Sendo assim um bom planejamento, tem o objetivo a ser atingido com clientes satisfeitos, baixo custo e bons resultados, onde todos os setores estão envolvidos para obter melhores resultados.


Palavra-Chave: Estoque. Planejamento. Controle. Tipos.


1 INTRODUÇÃO


A gestão de estoque permite importantesganhos, com eficiência, redução de falhas e custos, rapidez, confiabilidade e capacidade de rastreamento. Devido à complexidade dos processos envolve uma serie de procedimentos e afeta dois aspectos de negócio: a disponibilidade do produto e o custo, ambos com impacto direto no resultado ou na rentabilidade.


O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre essas variáveis: se a políticaadotada tenta assegurar a disponibilidade aumentando o estoque, provoca um impacto diretamente nos custos relativos à sua manutenção, como capital de giro e armazenamento; por outro lado, se para cortar os custos os estoques são demasiadamente reduzidos, corre – se o grande risco de não atender o cliente. Mas quando encontramos o equilíbrio os resultados são significativos na sua lucratividade e umaboa competitividade no mercado atual.


“O gerenciamento de estoque é a atividade de planejar e controlar acúmulos de recursos transformados, conforme eles se movem pelas cadeias de suprimentos, operações e processos.” (BETTS, et. al. 2008, p. 295).
2 ESTOQUE

2.1 Conceito


São considerados como bens em estoques, as matérias-primas, os produtos semi-acabados, os produtosacabados e as mercadorias compradas de terceiros.


Os estoques são os materiais que não são utilizados em determinado momento, mas que existe em função de futuras necessidades. Logo, estocar é reservar os produtos/mercadorias para utilização futura.


Estoque é como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. Algumas vezes o estoque também é usadopara descrever qualquer recurso armazenado. Todavia apesar de esses recursos de transformação serem tecnicamente considerado como estoque, não são obtido sempre que um consumidor faz uma solicitação, eles não são o que normalmente se quer dizer com o termo estoque. SLACK (2002)


2.2 Planejamento

O Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dosprocessos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.


Deacordo com Arnold (1999), nas técnicas de planejamento e controle de material, a decisão de o que, quando e quanto comprar é tomado com base em modelos de estoques que, além de procurarem atender essas questões considerando, basicamente, o fator custo e o fator capital, minimizando um e maximizando o outro utiliza previsões que supõem uma demanda do tipo contínuo, na qual os seus instantes são...
tracking img