Planejamento de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento e análise de Estoque
Finalidade dos estoques










































Questões:


1- Qual é a finalidade dos estoques?
A finalidade dos estoques é sempre ter o produto para que a empresa possa atender o seu cliente ou não parar com sua produção, dando, mas agilidade e não fazendo pedidos de compra diretos, dandoum lid time maior para na hora de fazer a distribuição dos seus materiais.
A empresa que mantém um estoque consegue controlar a demanda, uma vez que podem ser oferecidos produtos com mais descontos, com quantidades mais adequadas, com mais vantagens para os clientes que precisam de fornecimento imediato ou de períodos curtos de ressuprimento. Isso representa maiores vantagens competitivas,diminuição nos custos e maiores lucros nas vendas.
Os estoques servem para muitas finalidades.
Entre elas, podem-se citar: Melhoram o nível de serviço, incentivam economias na produção, permitem economia de escala nas compras e no transporte, agem como proteção contra aumentos de preços, protegem a empresa contra incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento, servem como segurança contracontingências.


2- Quais são as partes logísticas que envolvem a cadeia de abastecimento?
As partes logísticas são:
Logística de suprimentos: que tem a administração de materiais com o suprimento, transporte, armazenagem de matéria-prima, planejamento e controle de estoques.
Logística de produção: com a movimentação de materiais com o planejamento programação e controle de produção,estocagem em processo de embalagem
Logística de distribuição física: com a distribuição física, armazenagem produto acabado, transporte e processos de pedidos.


3- O que é principio da gestão de estoques?Quais são e o que fazem cada uma das suas premissas?
A gestão de estoques é como os investimentos em estoques impactam os negócios da empresa o que representa capital imobilizado e semliquidez imediata, representando custos financeiros para a empresa, os princípios da gestão de estoques é sem dúvida maximizar o lucro sobre capital investido, reduzindo os gastos excessivos para manter seu estoque produtivo já que desde que material parado é dinheiro parado, não podemos esquecer-nos disso temos que ter uma boa gestão de estoque para conseguir que a produção não pare e que nenhumproduto falte no mercado.
Princípios da Dinâmica dos Materiais, quando não estão em movimento, isto é, em fluxo, os materiais repousam estocados em depósito, almoxarifados, pátios ou armazéns.
Princípio do Estoque como um sistema, a partir da cadeia de abastecimento é possível realizarmos uma aproximação (zoom) focalizando em particular um depósito em particular.
Princípio da Conseqüência,estoques implicam em penalidades para a empresa e para cadeia de abastecimento. É preciso ter sempre em mente que quanto menos, melhor, isto é, que o estoque é um mal absoluto para a produtividade e que, portanto, precisa ser eliminado assim que as causas forem sanadas.
Princípio dos Fluxos Distintos, o estoque descola o fluxo de um processo do fluxo do processo sucessivo, de modo quepossíveis interrupções locais não comprometem a produtividade de todo sistema.
Princípio do Estoque Dinâmico, é importante ter em mente que, como a água parada, o estoque imobilizado representa a estagnação do produto. Em um sistema saudável o material de apresentar um fluxo contínuo, entretanto e saindo rapidamente de forma sincronizada. Este princípio impõe a necessidade da concepção de um sistemagerencial e operacional com elevada taxa de renovação, ou seja, com elevado giro dos estoques, e que se reconfigura continuamente de acordo com as necessidades.
Princípio da Administração dos Estoques, de fato, existem muitas incertezas na logística, como constatamos no princípio da causa, os profissionais de logística são unânimes em se queixar freqüentemente destas incertezas, e dos que elas...
tracking img