Planejamento de aulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REZENHA




EXPANSÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO DURANTE O SECULO XX




INTRODUÇÃO



O subdesenvolvimento é um desequilíbrio na assimilação dos avanços tecnológicos produzidos pelo capitalismo industrial a favor das inovações que incidem diretamente sobre o estilo de vida. Nas economias desenvolvidas existe um paralelismo entre a acumulação nas forças produtivas e diretamente nosobjetos de consumo. O crescimento de um requer o avanço da outra. A raiz do subdesenvolvimento reside na desarticulação entre esses dois processos causada pela modernização











DESENVOLVIMENTO







- Capitalismo Financeiro

O capitalismo financeiro-monopolista estruturou-se, no contexto da Segunda Revolução Industrial, a partir de meados do século XIX. A descoberta daeletricidade, a invenção do motor à explosão, do telefone, além da difusão do telégrafo, entre outras, indicam novo salto evolutivo. Essas descobertas e invenções tornaram-se possíveis graças ao desenvolvimento da indústria química, siderúrgica, automobilística, petrolífera etc., por sua vez apoiadas em pesquisas científicas (a partir de então agregadas ao sistema capitalista) que viabilizaram essanova revolução tecnológica.
Nesse momento, outros países consolidavam-se como potências industriais e imperialistas, entre os quais os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e a Rússia.

Esse foi um período em que o capital financeiro (dos bancos) fundiu-se ao capital industrial (das fábricas). A acirrada concorrência entre as empresas levou a essas fusões, deixando evidente uma tendência docapitalismo: a concentração de capitais. Para ganhar mercados e eliminar a concorrência, essas empresas uniram-se umas às outras, o que deu origem aos monopólios e oligopólios típicos dessa fase do sistema. A concentração dos capitais disponíveis ocorria por meio de operações financeiras como empréstimos e financiamentos para controlar as atividades produtivas e o comércio, além de comandar oestabelecimento dos preços finais dos bens, serviços e produtos destinados ao consumo. Ou seja, esses grupos detinham (e detêm até os nossos dias) capital suficiente para centralizar as decisões econômicas e políticas. É por isso que essa etapa do capitalismo é conhecida como financeira e monopolista.

Monopólio é a situação em que uma empresa domina a venda das mercadorias ou controla a oferta deserviços. Uma variação do monopólio é o truste, caracterizado pela fusão de duas ou mais empresas de um mesmo setor econômico. Os trustes constituíram-se como monopólios típicos do capitalismo financeiro-monopolista e deram origem a muitas das transnacionais que hoje conhecemos: a General Electric, a Siemens e a Mitsubishi, entre outras.

Quando o monopólio é exercido por um grupo de empresas, dediferentes segmentos, em uma grande parcela do mercado, temos o oligopólio. Mais comuns que os monopólios, nos oligopólios os grupos envolvidos costumam entrar em acordo sobre os preços dos produtos que serão comercializados, distribuindo no mercado entre si: cada empresa fica com determinada parcela. Essa situação é conhecida como cartel. É dessa forma que essas empresas conseguem elevar e controlaros preços, além de eliminar a livre concorrência.

Do ponto de vista doutrinário, o liberalismo econômico revelou-se incapaz de manter o equilíbrio entre mercado e sociedade: a constituição de monopólio descaracterizou o equilíbrio teórico da "mão invisível" provocando a falência de muitas empresas que não podiam mais competir em condições de igualdade com as empresas oligopolizadas. Aconcorrência não era mais livre, e muito menos o mercado, porém o Estado manteve sua posição de apenas garantir a livre concorrência entre as empresas. Esse foi um dos fatores que levaram a uma crise em todo o mundo, iniciada nos Estados Unidos e conhecida como Crise de 1929, ou Grande Depressão, ou, ainda, Crack da Bolsa.

- Capitalismo Informacional

A Terceira Revolução Industrial, ou Revolução...
tracking img