Planejamento de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE GEOGRAFIA COMPONENTE CURRICULAR: DIDÁTICA PROFESSOR: LORI MARIA FRANTZ ACADÊMICA: CAMILA BARATTO BATAGLIN Atividade 2:

Conversando Com a Professora: Planejamento de Aulas e a Avaliação

O planejamento é muito importante em todas as profissões. Pode-se dizer queplanejamento é a organização da ação humana. É pensar antes de agir – é uma forma que as pessoas utilizam para, concretizar seus objetivos. O planejamento é uma atividade essencialmente humana. Na educação se constitui como um mapa da realidade; processo de tomadas de decisão sobre a ação educativa. Estabelece um rumo, uma direção, um sentido explícito e a forma de como operacionalizar. O professor é oúnico profissional legitimamente instituído como responsável pela qualidade de vida de outras pessoas por meio da educação. A maioria das demais profissões passaram pelas mãos do professor, ele possui um saber totalmente reconhecido para realizar a formação dos sujeitos. Por tudo isso, foi realizada uma pesquisa conversando com uma professora de geografia visando identificar como ela como encaminha erealiza sua ação de planejamento de aulas e de avaliação com seus alunos. Na conversa com a professora, muitos assuntos foram tratados. O primeiro deles foi sobre o que ela considera importante na organização das aulas e como as organiza. Ela respondeu que sempre organiza as aulas pensando no tema geral da escola, que neste trimestre é “educação e tecnologia aliados na construção do conhecimento”.A professora ainda acrescenta que depois segue o plano de trabalho fazendo um planejamento,

buscando os conteúdos a serem desenvolvidos e dividindo estes em temas, e os organizando conforme o tempo de estudos de cada um. Ela ainda, ainda salienta para a importância em fazer este planejamento, neste momento pude refletir sobre as palavras de Veiga (2008): “acredito que o professor, no momentode organizar suas aulas, precisa atentar para as necessidades formativas de seus alunos, a fim de perceber a quais interesses atende ao propor determinadas atividades a seus educandos”. Por isso percebi que esta educadora se preocupa com o irá transmitir a seus alunos, procurando planejar suas aulas da melhor forma possível. Perguntei também para a professora quais os seus objetivos com seutrabalho na área. Ela falou que se preocupa primeiramente em formar alunos cidadãos, que seus ensinamentos possam significar algo no seu futuro, ou mesmo que os alunos adquiram conhecimentos e sejam capazes de aplicar no dia-a-dia. Por isso saliento a responsabilidade que nós professores temos com a comunidade escolar que esperam além de tudo, ajuda a aprender a viver, a desenvolver humanidade e seconstituir cidadãos que os saberes que aprendem na escola, possam significar algo em algum tempo e lugar em suas vidas. Questionei a professora sobre as dificuldades que possa ter enfrentado na organização do seu ensino. A professora respondeu que dificuldades sempre podem haver, mas que não são relevantes, ela busca priorizar seus conhecimentos através do uso da tecnologia disponível, já que na escolaexiste o projeto UCA (um computador por aluno), ela tenta superar qualquer dificuldade priorizando um ensino de qualidade. Como isso suas aulas se tornam atrativas e dinâmicas. Dando continuidade a nossa conversa, questionei sobre como ela encaminha e realiza a avaliação com determinada turma de alunos. A professora prontamente respondeu que avalia seus alunos de várias formas, através de provas,trabalhos, pesquisas, entre outros. Ela destaca que não julga a execução de provas como única forma de avaliação, e sim avalia cada um de seus alunos em todas as aulas, em todas as suas ações. Ela tem consciência de que avaliar os alunos somente com provas, baseando nas notas não é a melhor forma de saber se o aluno adquiriu o conhecimento necessário ou não.

Com isso venho salientar as...
tracking img