O estado social segundo thomas hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
m primeiro lugar, Hobbes caracteriza um estado natural, a própria humanidade como um todo. Sendo intrínseco a todo homem o instinto de autoconservaçao, o homem é encarado como um ente eminentementeegoísta, que possui como objetivo último a satisfação de suas necessidades pessoais. Assim, a convivência entre os homens processa-se ao modo de uma permanente disputa pelo melhor, marcada pelo desejode alcançar sempre maior poder: o homem é o lobo do homem. Famosa é, ainda, outra expressão de Hobbes, que caracteriza igualmente esta inclinação: guerra de todos contra todos (bellum omnium contraomnes), e o homem é o lobo do homem. Faz-se necessário, para que a humanidade nao pereça em uma guerra incessante, passar a um estado social, onde se estabeleçam contratos que garantam os direitos dopróximo. As leis mantenedoras deste contrato, que prescreve uma convivência pacífica com o próximo, provêm da elaboração racional como conclusões de caráter universal.

Contudo, para que se possamanter tais leis, é preciso um poder unificado, que paire acima dos diferentes grupos e interesses. Este poder é representado pelo absolutismo monárquico, uma vez que onde há mais que um indivíduo, hádisputa e choques em função do poder. Este regime absoluto, no entanto, nao se instaura por direito divino, mas segundo um pacto social, no qual a comunidade decide votar obediência a seu soberano. Este,contudo, somente se efetua entre os súditos; o soberano nao adere ao pacto, de modo que sua vontade é a única livre, capaz de legislar como melhor lhe aprouver. Desta forma, toda a autoridade, mesmo areligiosa, deve ser submetida ao poder temporal unificador. Esta, segundo Hobbes, é a única condição de se manter um estado forte e centralizado.

Discutidas a formação das idéias na Europa naépoca do descobrimento e a criação de novas estruturas políticas após o rompimento com a Idade Média e a visão religiosa de poder, temas da primeira série de palestras, em 1997, e a origem da dominação...
tracking img