Planejamento de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – FACULDADES DE PINHAIS / CENTRO DE ESTUDOS DE PINHAIS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 conteúdo 4
2.1 conteúdos específicos 4
2.2 objetivos 4
2.3 metodologia 5
2.3.1 Primeira Aula 5
2.3.2 Segunda Aula 6
2.3.3 Terceira Aula 8
2.4 avaliação 9

3 conclusão 11

REFERÊNCIAS 12
introdução

Depois que uma criança faz, digamos, 5 ou 6anos, se ela ainda não vai à escola, deve ir. Em nossa sociedade, trata-se de um direito da criança e uma obrigação dos pais ou dos adultos responsáveis. O trabalho infantil é proibido. Um jovem com mais de 18 anos, se ainda não estiver estudando, deverá procurar um emprego e deverá se inserir no processo produtivo de nossa sociedade. Por vezes, mesmo ainda estudando, nessa época de sua vida, eletambém trabalharará.
A vida, para nós, segue um rumo conhecido: na idade adulta as pessoas poderão constituir famílias ou não. Em geral constituem-na e continuam mantendo relações com a sua família de origem (pais, irmãos, tios, primos, avós). Onde as pessoas trabalhararão? Há muitas possibilidades, mas em geral procuramos empregos em empresas que possuem donos, que, por sua vez, ao contratar umtrabalhador, devem respeitar leis. Trabalhadores recebem salários sustentam suas vidas, pagam aluguel ou compram casas, compram alimentos, sustentam seus filhos, etc.
Vivemos a maioria de nós, em cidades, em países que possuem governantes, que decidem e realizam ações que interferem na vida social e econômica. Em sociedades democráticas, esses governantes foram eleitos para fazer o que fazem,desde que dentro das leis, dentro de regras.
Leis, regras, direitos, obrigações, rumos de vida, passagem da vida infantil e da adolescência para a idade adulta, a busca do emprego, as formas de sustentação material, o processo produtivo, o patrão que emprega e obtém lucros, a ação do Estado... Em nosso mundo, o funcionamento disso tudo segue certo padrão, que se reproduz ao longo do tempo. Mas seráque era assim há 200 anos? Será que é assim em todas as partes do mundo, com todos os povos? Não, não era e não é sempre assim! Nós somos assim, esse é o nosso modo de vida, o modo de vida das sociedades contemporâneas, o modo de vida dominante no Brasil, que não necessariamente está presente em todo o território. Será que podemos construir uma descrição do modo de vida presente em nossas vidas apartir de elementos que a paisagem local de um bairro de nossa cidade apresenta? É justamente isso que será explorado nesta seqüência.

conteúdo

• Modos de Vida e Paisagem Local.
• Para 3º e 4º anos.
• Tempo estimado: 02 aulas.
• Material necessário: Atlas Geográfico, fonte para mapas do Brasil que tenham reservas indígenasdemarcadas, fotografias das áreas indígenas, fotografias das paisagens de outras cidades do Brasil e do mundo, de outros bairros.

1 conteúdos específicos

Modo de vida;
Espaço humano e paisagem local;
Escala dos fenômenos humanos,
Escala geográfica dos modos de vida.

2 objetivos

Uma proposta de ensino de Geografia ao buscar desenvolver a autonomia dos alunos, tem que instrumentá-losa refletirem, serem criativos e pesquisarem informações sobre o mundo e também exige tomada de decisões. O aluno tem que se tornar capaz de recriar o que foi aprendido tornando-se capaz de construir um discurso que conduza a ações de intervenção na sociedade, no campo das relações humanas, sociais políticas, econômicas, culturais, do direito ao trabalho, a terra, à educação etc. Tem que se tornarum ser ético, um ser que está no mundo com os outros, um ser de opção, um ser de decisão. Assim como contribuir para a construção da percepção do modo de vida, com base em elementos presentes na paisagem local; trabalhar a competência de percepção das escalas geográficas dos fenômenos que se expressam na paisagem local, mas que possuem outra abrangência.
Espera-se como desdobramento desse...
tracking img