Planejamento, controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos gerenciais
Planejamento, direção, controle

Introdução

Este trabalho tem como intuito buscar um melhor entendimento sobre o planejamento e suas principais formas e funções. Sabendo que o planejamento tem como objetivo administrar o futuro de uma empresa, prevendo possíveis sucessos ou fracassos, e que para o administrador planejar torna-se obrigatório para apresentar soluçõesdentro da empresa e alcançar suas metas e objetivos. Vamos rever um pouco sobre o que é empresa suas características sua administração, o ambiente empresarial e suas estratégias. Falar sobre esse tópico é sempre uma discussão valiosa, aborda tópicos importantes sobre o que temos ao nosso redor caracterizando o ambiente de trabalho e familiar.
Neste trabalho, buscaram-se também conhecer a importânciados instrumentos de controle para a Gestão Empresarial, bem como suas principais características, tipos e ferramentas. Toda empresa ao ser criada, visa à continuidade, mas para que isto ocorra, faz-se necessária a criação de certos mecanismos de controle, abrangendo toda a sua administração. O controle interno é um pré-requisito para diminuir a ocorrência de fatos inesperáveis na GestãoEmpresarial que após identificar os riscos associados ao negócio deve implantar essa ferramenta para auxiliar os gestores na busca da eficiência nas operações.














Planejamento estratégico
Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sobre vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas,utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”. Este plano é elaborado pela administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção.
O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e suaequipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma proativa, antecipando-se as mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
Planejamento táticoO Planejamento Tático tem pôr objetivo aperfeiçoar determinada área de resultados e não a empresa como um todo. Pôr tanto trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.
É desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente para a consecução de objetivos previamente fixadossegundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas orientavas para o processo decisório da empresa.
Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos. Existe ainda uma subclassificação dos planos Táticos, chamada de Políticas. As políticas são como guiasgerais de ação, reúnem orientações genéricas que levam as pessoas a tomar as melhores decisões, pois definem fronteiras e limites dentro dos quais as pessoas podem estabelecer cursos de ação.
No caso das pequenas e médias empresas, não há necessidade de elaborar planos táticos, pois elas são necessárias como uma forma intermediária de traduzir os grandes planos estratégicos em ações do níveloperacional a ser descrito a seguir.

Planejamento Organizacional
A partir dos planos Táticos são desenvolvidos planos Operacionais. Estes planos são mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando operação do departamento em separado em um de tempo de curto prazo, de um ano ou menos. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como...
tracking img